Contém Spoiler #2: @mor e Emmi e Leo - a sétima onda (de Daniel Glattauer)


Eu nunca pensei que iria pensar nisto, mas: EU ODEIO DANIEL GLATTAUER.
Querendo ser escritora profissional, eu tenho consciência do quanto é difícil ter inspiração para criar um livro, ter mercado, público, capital... Eu não posso ser hipócrita, isso acontece de verdade, não é fácil assim (a menos que vire um best seller mundial do dia para noite).
Mas, eu realmente odeio este cara.

E é egoísta da minha parte porque eu o odeio por causa do final dos seus livros.

Para quem não conhece, os dois livros (um a continuação do outro) conta a história de Emmi e Leo que se conhecem por acidente depois de Emmi tentar cancelar uma revista por email, mas o destinatário estava errado e envia para Leo Leike.
Eles diz que ela errou o email, mas então ela manda outro de "Feliz natal e próspero ano novo" num email coletivo.
Então, eles começam a conversar... 

E ai está a primeira pergunta: QUEM FAZ ISSO?
Eu adoro os meus amigos virtuais, eu os conheci em volta da literatura, mas quem responde um email enviado errado e depois continua conversando normalmente com a pessoa? Meus emails errados me enviam sim uma resposta que se chama "Mail Delivery Subsystem", não é alguém potencialmente atraente do outro lado me enviando, é um robô mesmo.

Se tu que estiver lendo isso conheceu o cara ou a guria da sua vida assim, eu peço desculpas, se soou ofensivo eu sinto muito, mas... Se realmente aconteceu, por favor, me envie um email (eu te envio o certo), eu quero ler isso, eu quero muito ler isso.

Enfim, eles conversam... Tem uns papos que precisam de muita interpretação e isto que é o melhor deles, é uma coisa muito Emmi e Leo que nem os próprios leitores invadem. Eu não me senti "Emmi Rothner" em nenhum momento enquanto lia, isto acontece mais com livros que podem ser adaptados para fanfics ou harlequins (quem nunca se sentiu uma Hermione/Malfoy que atire a primeira pedra), eu me senti uma mera terceira pessoa que estava invadindo a privacidade deles.

O ótimo do livro: Ele é todo escrito por emails. Todo mesmo. Não há narrações de ambiente (a menos que ele/ela explique o que está fazendo no próprio email), não há travessão com falas, nem aspas.

O que destrói o meu amor por este livro é que Emmi é casada. No primeiro eu achei isto bem tranquilo, porque mesmo que o livro tivesse amor no nome, eu acreditava que o amor deles era diferente, uma adaptação daquilo que eles viviam.
Eu fielmente acredito que é possível amar alguém por causa das suas palavras, há como ter um amor virtual. Kdu não me deixa mentir que eu acredito fielmente nisso.

Mas... No segundo, quando Leo tenta um relacionamento com Pamela, quando ele e Emmi tentam se afastar, quando ela diz tchau... Quando ele pede um tempo e ela não espera.

EMMI ROTHNER ME IRRITA PRA !@#$%¨&*()*&%$$¨*

Ela me irrita demais. Gente como ela me irrita demais. Ela me lembrou aqueles amigos chatos de facebook que ficam te perguntando de dois em dois minutos o que tu esta fazendo, por que está demorando para responder. Como se tu não tivesse uma vida, como se tu não tivesse outros interesses a não ser ela. Emmi queria que Leo vivesse por ela, para ela, com ela, o tempo todo. Nunca pode existir uma Pamela (namorada no começo do segundo livro de Leo).

Ela me lembra também aquele tipo de pessoa que não quer que tu seja feliz. No começo, ela não podia tê-lo, mas não queria que ninguém mais o tivesse. Ela nunca quis que ele tivesse outra pessoa. Mesmo que ela estivesse casada e com duas crianças enteadas, ela não queria que Leo Leike conseguisse ser feliz sem ela.

Ela fala em algum momento para que ele não pensasse em Marlene, pensasse nela.
Marlene - ex namorada do Leo, primeiro livro.

A única parte que eu realmente amei foi que Leo tem uma irmã, Adrienne (*-*) e ela é linda.

Eu espero que um dia alguém me odeie por causa disso, odeie a minha escrita, odeie o que eu escrevo, mas que continue me lendo.

Eu odeio o Sr. G, mas estes dois não vão ser os únicos livros dele a qual lerei.

Então, falem comigo, me digam o que acham. Se já leram o livro deem a sua opinião, eu leio todos os comentários e os respondo também.

CONTÉM SPOILER: Emmi e Leo ficam juntos no final, ela se divorcia do marido e então eles tem um final feliz para sempre.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Layout por Flavinha Garota de Aquario

Design by Emporium Digital