Concursos Literários 2015

Estão abertas, até o dia 01 de março, as inscrições para o Prêmio Sesc de Literatura 2015, categorias contos e romance. Esse ano a novidade é que a inscrição será totalmente online. O livro será enviado (em formato Word) através de um formulário disponível aqui.


Poderão concorrer escritores brasileiros e estrangeiros, residentes no Brasil, com mais de 18 anos. Cada concorrente poderá participar com apenas uma obra por categoria. O livro deve ser inédito, não valem os já publicados, mesmo que apenas na internet. A obra na categoria conto deverá ter entre 140 a 400 mil caracteres e na categoria romance entre 180 e 600 mil caracteres. A inscrição gera um código identificador automaticamente e, com esse, o inscrito poderá acompanhar o processo de avaliação. Os vencedores terão as obras publicadas pela editora Record com uma tiragem inicial de dois mil exemplares.

Os textos serão analisados por uma comissão julgadora composta de escritores, jornalistas, críticos literários e especialistas em literatura. E o resultado será divulgado em julho. Vale lembrar que não podem concorrer funcionários, estagiários e parentes (até segundo grau) de funcionários do Sesc, da Confederação Nacional do Comércio e das Federações do Comércio, da editora Record, bem como estagiários e parentes (até segundo grau) de funcionários e nem dos envolvidos no processo de julgamento do concurso. Além disso, os vencedores de edições anteriores não poderão se candidatar.

Em onze anos de Prêmio Sesc, já foram 19 escritores premiados. Na última edição, os livros vencedores foram: o romance "Enquanto Deus não está olhando", da jornalista Débora Ferraz e o livro de contos "Parafilias", do bancário Alexandre Marques. "Recomendo o Prêmio a quem sonha em ser escritor. Sou a prova de que é possível. Sou uma escritora paraibana, longe dos centros editoriais e hoje vejo meu livro em livrarias do Brasil todo. É gratificante", conta Débora. "Foi uma grande mudança. Antes, escrever era um hobby. Só amigos e familiares tinham acesso aos meus textos. Agora, além do Parafilias, já estou com o segundo livro em andamento, também pela editora Record", afirma Alexandre.

                                             Confira o edital completo. 

                                          O resultado será divulgado em julho.



O Prêmio Barco a Vapor contempla obras de ficção nos gêneros romance, novela e narrativa breve.

Inscrição 

1. A participação é aberta a autores de obras literárias maiores de 18 anos, de todas as nacionalidades, sendo vetada a participação de funcionários do Grupo e da Fundação SM e/ou de seus parentes de primeiro grau.

2. Os originais devem ser inéditos e escritos em língua portuguesa. Entende-se por inédito o original não publicado (parcialmente ou em sua totalidade) em antologias, coletâneas, suplementos literários, jornais, revistas, sites etc.

3. A fim de assegurar a idoneidade do concurso, exige-se o anonimato dos autores. Assim, os originais devem vir assinados com nome fictício (pseudônimo). Os dados pessoais para identificação posterior devem constar apenas na ficha de inscrição.

4. O candidato pode inscrever no máximo 2 (dois) originais.

5. O candidato deve se cadastrar no site do Prêmio Barco a Vapor, criando um login e uma senha. Em seguida, deverá preencher o formulário e anexar o original. 

6. Prazo de inscrição: 1º de outubro de 2014 a 31 de janeiro de 2015.






7. O cancelamento da participação poderá ser feito até a data final de inscrição.

Apresentação do original

1. Sem ilustrações, com fonte Times New Roman, corpo 12, espaçamento duplo, margens de 2,5 cm, orientação no modo “retrato”, em formato Word ou PDF.
2. Título da obra e nome fictício (pseudônimo) na primeira página.

3. Em termos de fluência leitora e extensão do texto, o original deve enquadrar-se nas séries da coleção Barco a Vapor:

Série Branca: leitor iniciante, a partir de 6 (seis) anos. Entre 11 (onze) mil e 21 (vinte e um) mil caracteres com espaços.
Série Azul: leitor em processo, a partir de 8 (oito) anos. Entre 22 (vinte e dois) mil e 63 (sessenta e três) mil caracteres com espaços.

Série Laranja: leitor fluente, a partir de 10 (dez) anos. Entre 63 (sessenta e três) mil e 126 (cento e vinte e seis) mil caracteres com espaços.

Série Vermelha: leitor crítico, a partir de 12 (doze) anos. Entre 98 (noventa e oito) mil e 210 (duzentos e dez) mil caracteres com espaços.
Critérios de desclassificação

1. Original com teor informativo (pedagógico), poemas, biografias, quadrinhos, peças de teatro e coletâneas de contos.

2. Original acompanhado de ilustrações.

3. Original em desacordo com as especificações de apresentação e de extensão do texto.

4. Original veiculado e/ou publicado durante o período de avaliação e até 3 (três) meses após o resultado.
5. Revelação da autoria do original antes da divulgação do resultado.

Prêmio 

1. Será outorgado apenas um prêmio, que consistirá na publicação do original na coleção Barco a Vapor.

2. O vencedor firmará um contrato de edição válido pelo período de 7 (sete) anos.

3. No ato da assinatura do contrato de edição, o autor receberá R$ 40 (quarenta) mil como adiantamento de direitos autorais.

4. O vencedor será anunciado na entrega do 11° Prêmio Barco a Vapor (segundo semestre de 2015), em data e local oportunamente divulgados nos sites do Prêmio Barco a Vapor e de Edições SM.

Júri 

1. Formado por profissionais e especialistas em literatura, o júri será mantido em segredo até a escolha do vencedor.

2. A decisão do júri é irrevogável.

3. É facultado ao júri o direito de não outorgar o prêmio a nenhuma das obras inscritas, bem como o de definir o número de finalistas conforme abaixo estabelecido.

Finalistas 

1. O julgamento será feito em duas etapas. Ao final da primeira, serão escolhidos até 10 (dez) finalistas, os quais, ainda que não ganhem o prêmio, poderão ser contratados por Edições SM. Assim, durante o prazo de 3 (três) meses, a contar da data de divulgação do prêmio, a Editora terá preferência na aquisição dos direitos de publicação dessas obras.

2. Os nomes dos finalistas serão divulgados antes da cerimônia de entrega do prêmio.

A inscrição no Prêmio Barco a Vapor implica a aceitação expressa das normas aqui expostas.

Todos os casos não previstos nas normas deste regulamento serão discutidos posteriormente.
Para fazer a inscrição é necessário cadastrar seu e-mail.

As inscrições para o V Prêmio Literário de Poesia Portal Amigos do Livro 2015 estão abertas.

REGULAMENTO
O Concurso tem por objetivo descobrir novos talentos e promover a literatura brasileira. Na edição de 2015 contemplará o gênero POESIA. O Tema é livre e a inscrição grátis. Poderão participar autores brasileiros, residentes ou não no País, maiores de 16 anos. 

Cada Autor poderá participar com 1 (uma) POESIA (inédita), em língua portuguesa, contendo obrigatoriamente um título. Não serão aceitas poesias coletivas, com mais de um autor.

Inédita - Que ou o que não foi publicado não importando a plataforma: papel, arquivo digital, sites, blogs, e-books e mídias sociais. A editora fará busca na Internet antes de divulgar o resultado oficial.  

PREMIAÇÃO
Os 50 (cinquenta) trabalhos selecionados pela Comissão Julgadora serão publicados em ANTOLOGIA em parceria com a Scortecci Editora, no formato 14 x 20,7 cm, sem custo, taxa ou qualquer despesa para o AUTOR.

A título de Direito Autoral, cada autor receberá como premiação, além da publicação da obra na antologia, 5 (cinco) exemplares da obra, durante o evento de lançamento (Espaço Scortecci) ou pelos Correio (Encomenda Normal).

A publicação será em ordem alfabética, por nome de AUTOR, com Ficha Catalográfica, número de ISBN e selo editorial da Scortecci Editora.

SOBRE A ANTOLOGIA
Edição e Impressão de 350 (trezentos e cinquenta) exemplares, formato 14 x 20,7 cm, miolo PB, capa 4 cores, em papel 250 gramas, sendo: 250 (duzentos e cinquenta) exemplares grátis para os autores selecionados e 100 (cem) exemplares para o lançamento no Espaço Scortecci, em São Paulo e, comercialização na Livraria Asabeça ao preço de R$ 35,00 cada.
AUTORES vencedores do V Prêmio Literário de Poesia Portal Amigos do Livro 2015 poderão adquirir exemplares extras (não obrigatório) diretamente com a editora com 40% de desconto sobre o preço de capa.

CRONOGRAMA
Inscrições: até 31 de maio de 2015, pela internet, através do formulário de inscrição.

Divulgação do Resultado: até 31 de agosto de 2015.

Lançamento: Dezembro de 2015, no Espaço Scortecci, São Paulo, Capital.

DISPOSIÇÕES FINAIS
Ao fazer a inscrição, o AUTOR estará concordando com as regras do concurso, inclusive autorizando a publicação de sua POESIA e BIOGRAFIA, em antologia publicada pela Scortecci Editora e, responderá por plágio, cópia indevida e demais crimes previstos na Lei do Direito Autoral, pela obra inscrita no concurso.

Organização: Portal Amigos do Livro (www.amigosdolivro.com.br)

Apoio: Portal Concursos e Prêmios Literários e Scortecci Editora.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Layout por Flavinha Garota de Aquario

Design by Emporium Digital