Divulgando - O Namorado do papai ronca - Plínio Camillo



O NAMORADO DO PAPAI RONCA

Idioma: PORTUGUES
Editora: PROLOGO
Assunto: INFANTO-JUVENIS
Release

Livro infanto juvenil se propõe a promover o debate sobre a questão homoerótica tendo como narrador um garoto de 12 anos louco por futebol

  
Foi lançado em junho de 2012 o livro “O namorado do papai ronca”, obra de estreia do autor Plinio Camillo que promete gerar bastante discussão sobre a questão homoerótica. É um recorte de seis meses na vida do garoto Dante, de 12 anos, inteligente, articulado e louco por futebol, que precisa ir morar com pai numa cidade do interior quando sua mãe vai passar uns tempos na Itália para um curso.

Imagine a dificuldade que é para um adolescente sair de São Paulo e precisar - em curto espaço de tempo - adaptar-se à nova cidade, nova casa, nova escola, e ainda conseguir fazer novos amigos. Pois esse turbilhão é narrado neste livro em ritmo de thriler e numa linguagem absolutamente jovem, e que inova no estilo ficcional ao trazer diálogos e personagens em linguagem típica da Web, como as conversas instantâneas por Skype ou Messenger. E mais, também inova ao apresentar os personagens via perfis de redes sociais, uma forma de contextualizar os diálogos e apresentar os personagens da história.

O título provocativo, segundo o autor, “nos faz refletir indiretamente sobre a questão homoerótica, uma vez que o pai relacionar-se com outro homem é o menor dos problemas do menino nessa fase de vida naturalmente tão conturbada”. Aliás, a maior implicância de Dante é que o namorado do seu pai ronca, só isso.

O namorado do papai ronca foi selecionado pelo Concurso de Apoio a Projeto de Primeira Publicação de Livro no Estado de São Paulo do ano de 2011 (ProAC Edital nº 32/2011), e lançado pela Prólogo Selo Editorial em parceria com o Instituto Cultural Mundo Mundano.

Para Fernanda Carvalho, fundadora do Prólogo, simplicidade e naturalidade são as grandes virtudes desse lançamento infanto-juvenil (ou jovens leitores). “O autor usou uma linguagem sem complicações, em que a voz de Dante dá o tom do livro.”

 Dando simplicidade ao que é simples
Resenha de Rafael Revadam

Este livro surgiu para mim através de uma indicação. Confesso que não conheço nenhum livro infanto-juvenil que aborde a homossexualidade e ao me ver diante deste título chamativo, não pensei duas vezes e comprei o livro.

O Namorado do Papai Ronca já desperta curiosidade pelo assunto que vai tratar. Considerando que vivemos numa época em que a luta de aceitação à homossexualidade está em alta, o livro pega um assunto com viés polêmico e o retrata da forma mais verídica que possui, com a simplicidade que o tema merece.

Na obra conhecemos Dante, um menino de 12 anos que, por causa de uma viagem de estudos da mãe, tem que morar seis meses com o pai na cidade de Procópio, interior de São Paulo. Como se não bastasse entrar na escola no meio do ano letivo e aguentar a rejeição dos demais alunos, Dante vê que a orientação sexual paterna começa a impactar em sua vida. Num lugar onde tudo é novo, o fato de seu pai namorar um homem faz com que o menino seja cada vez mais excluído na sociedade em que vive.

- Você é gay, pai?
- Como?
- Quero saber se você é gay
- O que é ser gay, filho?
- Pai! Estou perguntando e não quero responder!
- Filho, sou um homem que adora o filho que tem e que ama outro homem.
- Mas então, é gay!
- Não sei. Sou alguém que gosta do que é.
- Não é gay?
- Filho!
- É, ou não é?
- Sem entender o que você quer dizer não sei responder.
- Então tá: gay é aquele que anda rebolando, fala fino e faz coisas como se fosse uma mulher.
- Então eu não sou.
- E que também transa com homem.
- Então eu sou”.

O grande destaque do livro é a retratação de preconceitos. Sem utilizar mensagens autoajuda ou classificar tais ações com o famoso termo bullying, a obra mostra que a discriminação é algo que está presente em nossas vidas. Julgamos os mais feios, os mais gordos, os mais magros, os diferentes – e não percebemos.

A linguagem da obra também é um aspecto positivo a se destacar. Criado na forma de uma agenda, o livro vai descrevendo as ações de Dante no passar dos dias, mostrando como o personagem lida com as mudanças hormonais, com a vontade de ficar com alguém e como tenta mostrar à sociedade que o fato de seu pai ter um namorado não interfere em nada na pessoa que ele é.

Ainda na linguagem, outro destaque é a presença da internet na trama. Muitos dos relacionamentos de Dante são realizados através das redes sociais e os personagens principais são apresentados como se fossem perfis do Facebook.

“Somos diferentes com direitos iguais”

Plínio Camillo  merece parabéns. Em sua obra, o autor consegue retratar a simplicidade das diferenças, mostrando o quão diversa é a nossa sociedade e como devemos aprender a viver em coletivo. Ao usar a visão de uma criança para retratar a opinião sobre a homossexualidade, o autor tira todo o caráter polêmico do tema, criando uma situação real e inserindo um questionamento na cabeça de seus leitores. Será que as coisas não são mais simples do que aparentam ser?




 Plínio Camillo – nasceu em 26 de novembro de 1960. Aos três anos descobriu que as letras tinham significados. Aos cinco, a interrogação. Aos nove, não era sintético. Aos 12, quis ser espacial. Aos 15, conquistou a exclamação. Aos 17 viu os morfemas. Aos 20 estava no palco. Aos 22 se viu como um advérbio. Aos 25 desenredou a linguística  Aos 27 redescobriu as reticências. Aos 30, a juventude. Aos 35 recebeu o maior presente: a filha que lhe trouxe a felicidade. Aos 40 desvendou uma ligeira maturidade. Aos 41 volta ao verbo. Aos 45 recebeu o prazer de viver em adjunto adverbial de companhia. Depois dos 50 anos, usa óculos até para atender telefone. Hoje se diverte escrevendo. 

Participa dos seguintes blogs: 
O namorado do papai ronca -http://pliniocamillo.wordpress.com

Contatos
Plinio Camillo - pcamillo60@uol.com.br – Tel. (11) 9627-9640
Instituto CulturalMundoMundano - http://www.mundomundano.com.br/
Editora Prólogo - www.prologoloja.com.br (onde também está disponível para compra)



0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Layout por Flavinha Garota de Aquario

Design by Emporium Digital