O Meme Literário de Um Mês 2012

Link direto no banner

O que é:
O Meme Literário de Um Mês é uma série de perguntas referentes ao mundo literário que deverão ser respondidas diariamente durante um mês.
Quando é:
De 01 de outubro a 31 de outubro.
Como faço para participar:
É bem simples. Basta postar suas respostas no seu blog, no seu Tumblr, no seu Facebook ou aqui nos comentários do post específico aquela pergunta e informar o link da sua resposta na ferramenta de coleta de links. Eu explico melhor como a ferramenta funciona em cada post diário.
(IMPORTANTE! Se você for participar via Facebook, você deve responder a pergunta do dia no post respectivo que colocarei diariamente lá no Facebook do blog! A cada dia postarei uma foto com a pergunta do dia e é nos comentários dela que você deverá responder. Não aceitarei respostas do Face a não ser que seja lá! Assim as respostas ficam centralizadas e todos podem ler e interagir. Ideia da Sharon. Obrigada, moça! :))
Prazo para participação:
Até o dia 05 de novembro. É possível começar a participar em qualquer dia do mês desde que os posts sejam respondidos até a data final.
Sorteio de brindes (yay!):
Como é de praxis, haverá sorteio de mimos para quem participar. :D Esse ano, para facilitar, vou concentrar todas as respostas na ferramenta de links, então não importa onde você responder, o importante é que você informe o link corretamente na ferramenta. Para cada link, você ganha um número para o sorteio. Se você responder 1 dia, terá um número; se responder os 31 dias, terá 31 números. Como o objetivo principal do Meme é estimular os participantes a responder diariamente, quem responder vários dias em um único post, ganhará um único número para o sorteio.
As perguntas:Confesso que esse ano foi difícil pensar em perguntas que eu ainda não tinha feito nos dois anos anteriores. Para inovar completamente, só se eu fizesse perguntas mais filosóficas em relação a literatura em geral (como “qual é a melhor forma de incentivar a leitura em uma criança?”), ou perguntas sobre um livro específico (do tipo: Na sua opinião, Capitu trai ou não traiu Bentinho?), o que obviamente traria vários problemas. E esse não é o objetivo do Meme.
Por isso, resolvi pegar algumas perguntas que já foram feitas anteriormente mas em que as resposta são totalmente dinâmicas (como “Um escritor que você adora”), ou seja, o que você respondeu há dois anos poderá não ser necessariamente a sua resposta hoje e acrescentei algumas novas. Para quem nunca participou, será tudo novo. :)
Enfim. Espero que gostem do resultado final.
Dia 01 – Que livro você está lendo? Sobre o que é? Onde você está? Você está gostando?
Dia 02 – Qual foi o último livro que leu e qual é o próximo livro que lerá? Fale um pouco sobre eles.
Dia 03 – Como você escolhe seus livros? Por autor? Por assunto? Pela sinopse? Por uma indicação? Fale sobre isso.
Dia 04 – Você costuma lê certo livro só porque ele está em voga? Você é do tipo que lê o que todo mundo está lendo só para estar na “moda” ou segue o seu próprio estilo de leitura?
Dia 05 – Você costuma ler graphic novels e/ou gibis?  Gosta? Não gosta? Tem algum que seja o favorito? Fale sobre isso.
Dia 06 – Um livro que todos deveriam ler pelo menos uma vez. (Pergunta feita no Meme de 2010. Se você participou na época, procure comparar as respostas.)
Dia 07 – Você já pensou em escrever um livro? Se sim, sobre o que seria? Fale um pouco sobre o assunto.
Dia 08 – Cite um livro que você gostaria que nunca acabasse. Por que?
Dia 09 – O que você acha dessa “moda” de livros que acabam virando séries? É a favor? É contra? Não fede nem cheira? Diga o por quê.
Dia 10 – Spoilers te assustam? Fica triste quando lê algum sem aviso prévio ou não faz diferença saber detalhes essenciais da história?
Dia 11 – O que faz um grande escritor? O que faz um grande livro? Quais são as qualidades essenciais em ambos, na sua opinião, para que eles estejam entre os melhores?
Dia 12 – Você prefere livros narrados em primeira ou em terceira pessoa? Na sua opinião, o tipo de narrador pode influenciar a história do livro? Fale sobre o assunto.
Dia 13 – Cite um trecho de um livro que você gosta.
Dia 14 – Você costuma frequentar bibliotecas? 
A biblioteca municipal? A da faculdade? Quantos livros costuma pegar? Fale um pouco sobre o assunto.
Dia 15 – Se você pudesse escolher um único livro para ganhar/comprar até o final do ano, qual seria?
(Pergunta  feita no Meme de 2011. Se você participou na época, procure comparar as respostas. Ainda é o mesmo livro? Você acabou conseguindo o livro escolhido da época?)
Dia 16 - O que te faz largar a leitura de um livro no meio do caminho? Que defeitos imperdoáveis um livro tem que ter para você abandoná-lo?
Dia 17 – Na sua opinião, qual é o propósito da literatura? Entreter? Educar? Ampliar horizontes? Fale um pouco sobre isso.
Dia 18 – Você costumar ler e-books? Ou prefere o bom e velho livro em papel? Por que? (Pergunta feita no Meme de 2011. Se você participou na época, procure comparar as respostas.)
Dia 19 – O que você acha da elitização da literatura? Você acha que realmente só é intelectualizado aquele que lê os clássicos da literatura? Que ler 1000 livros “de banca” não equivalem a 10 clássicos? O que você acha das pessoas que criticam a literatura “para a massa”, os blockbusters literários? É mesmo possível julgar o nível de intelecto de uma pessoa pelo que ela lê? Você tem algum preconceito literário?
Dia 20 – Cite 3 livros especiais na sua vida. Fale sobre eles.
Dia 21 - Cite 3 personagens literários favoritos. Fale sobre eles.
Dia 22 – Cite 3 escritores que você gosta. Fale sobre eles.
Dia 23 - Com que frequência você lê fora de sua zona de conforto? Você costuma abrir os horizontes para novos escritores, gêneros, países quando o assunto é leitura ou você lê sempre o mesmo dos mesmos?
Dia 24 – Cite um livro que você achou que não iria gostar e acabou adorando. Fale sobre ele. (Pergunta feita no Meme de 2011. Se você participou na época, procure comparar as respostas.)
Dia 25 – Cite um livro que você achou que iria gostar e acabou não gostando. Fale sobre ele. (Pergunta feita no Meme de 2011. Se você participou na época, procure comparar as respostas.)
Dia 26 – Fale de alguns hábitos literários seus. Como inspiração, veja a lista 1 e a lista 2 que fiz há algum tempo.
Dia 27 – Cite um livro que você gostaria de ler mas que por algum motivo nunca leu. Por quê? (Pergunta feita no Meme de 2010. Se você participou na época, procure comparar as respostas.)
Dia 28 - 5 livros que estão na tua pilha de “vou ler”. (Pergunta feita no Meme de 2010. Se você participou na época, procure comparar as respostas.)
Dia 29 - Qual foi o último livro que você comprou? Fale sobre ele.
Dia 30 - Qual o livro que você leu esse ano que menos gostou? Fale sobre ele.
Dia 31 - Qual o livro que você leu esse ano que mais gostou? Fale sobre ele.
Iniciando minha participação ;)
Dia 01 – Que livro você está lendo? Sobre o que é? Onde você está? Você está gostando?

Sinopse - Coração de esmeralda - Paixão, edição 300 - Lynne Graham

Mesmo quando a vida de Harriet dá uma guinada, ela ainda é capaz de ser grata, pois uma herança inesperada, que inclui uma casinha e alguns estábulos em uma aldeia irlandesa, a convida a esquecer Londres, a carreira fracassada e o noivo infiel. No entanto, logo um novo vizinho ameaça seus planos de recomeçar a vida na pequena ilha de Emerald: o rude homem de negócios Rafael Cavaliere. O fato de Rafael ter comprado a empresa em que Harriet trabalhava lhe custou o emprego, e agora parece que ele tem direito a metade de sua herança. Mas Rafael tem seus próprios meios: enquanto deixa o caminho de Harriet livre para ela lidar com a população local, ele exala charme e sensualidade. Por isso, ainda que corra o risco de se tornar mais uma de suas conquistas, Harriet decide entregar-se a um inebriante caso...

É um romance encantador, como tenho receio de estragar meus livrinhos carregando comigo para o trabalho, tenho por hábito lê-los somente em casa, ou quando saiu para dar um passei no parque aqui do ladinho de casa rs.
Estou adorando a leitura: Rafael mesmo sendo um rico empresário e ter acesso as facilidades que essa condição lhe oferece é um homem "simples" e, quando se depara com a bela Harriet a história cresce em charme, sensualidade, momentos engraçado, tensos... 

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Layout por Flavinha Garota de Aquario

Design by Emporium Digital