Programa Petrobrás Cultural – Produção Literária 2012


PETROBRAS CULTURAL – EDIÇÃO 2012  
PRODUÇÃO E DIFUSÃO – LITERATURA  
ÁREA DE SELEÇÃO PÚBLICA: PRODUÇÃO LITERÁRIA: FICÇÃO E POESIA 

1. Objeto  
Esta Área de Seleção Pública busca patrocinar a produção literária de escritores de ficção e poesia, com inteira liberdade de formas e gêneros, que já tenham publicado ao menos um livro. Os recursos concedidos visam a oferecer condições para que o autor possa se dedicar à realização da obra.

A finalização de uma obra inédita de ficção e/ou de poesia em livro com tiragem mínima de 1.500 (hum mil e quinhentos) exemplares e sua comercialização levada a efeito pelo proponente são os resultados esperados desta Área de Seleção Pública.  

2. Recursos financeiros 
Esta Área de Seleção Pública tem verba total prevista de R$ 1.000.000,00 (um milhão de reais). Para esta Área de Seleção Pública, cada projeto selecionado receberá um patrocínio no valor total de R$ 60.000,00 (sessenta mil reais).  
Este valor está sujeito aos impostos e tributações incidentes, de acordo com a legislação vigente.  

3. Condições e restrições para participação 
3.1. O proponente para esta Área de Seleção Pública é o autor da obra literária em questão e o responsável legal pela execução do projeto.  
3.2. Os projetos desta Área de Seleção Pública deverão ser realizados  entre julho de 2013 e junho de 2015.  
3.3. Não é objetivo desta seleção viabilizar a publicação de antologias coletivas, mas permitir o desenvolvimento criativo de uma proposta literária.
3.4. Este processo seletivo destina-se a obras já iniciadas e inéditas.  
3.5. O proponente deverá ter publicado ao menos 1 (uma) obra para participar do processo seletivo (comprovação por meio do preenchimento de  registro de autoria em código ISBN no formulário). 
3.6. O proponente que já tenha um contrato de patrocínio para projeto de criação literária de obra de ficção e/ou poesia com a Petrobras e ainda não teve sua obra publicada e lançada só poderá assinar (e/ou participar de) um novo contrato após  a comprovação da publicação da obra contratada. 
3.7.  Um mesmo proponente poderá apresentar mais de 1 (um) projeto nesta Área de Seleção Pública, mas somente poderá ser contemplado em 1 (um) único projeto. 

4. Inscrições  
4.1. Calendário de inscrições  
Os formulários de inscrição estarão disponíveis no site www.petrobras.com.br a partir do dia 17 de agosto de 2012 até as 18 (dezoito) horas (horário de Brasília) do dia 31 de outubro de 2012.  
4.2. Anexos obrigatórios (em formato PDF) 
• Trecho da obra ficcional proposta já iniciada com  aproximadamente 50 (cinquenta) mil caracteres (com espaços); ou  
• Um mínimo de 10 (dez) poemas independentes ou seção significativa de poema [no caso 
de um poema longo, 30 (trinta) mil caracteres] da obra proposta já iniciada; 
• Tratando-se de obras que contenham elementos visuais com função narrativa, ou que interfiram diretamente sobre ela, deverão ser anexadas também amostras ou primeiros estudos das ilustrações para análise do projeto.  

5. Seleção 
Critérios de análise dos projetos 
A Comissão de Análise Técnica, conforme descrito no Regulamento Geral, examinará os conteúdos dos projetos com base nos critérios estabelecidos para esta Área de Seleção Pública. 
Serão considerados prioritários os projetos que melhor atenderem aos seguintes critérios específicos: 
• Originalidade e diálogo com a tradição, demonstrando inovações e contribuições da proposta em relação à cultura em que se insere; 
• Domínio dos recursos expressivos da língua e sua relação com os objetivos do projeto; 
• Adequação e viabilidade do planejamento de execução com as exigências estéticas da proposta. 

6. Contratação 
Os termos de contratação do projeto serão estabelecidos após a aprovação do mesmo nesta seleção pública e de acordo com os parâmetros estabelecidos e acordados entre as partes. 

Retorno institucional  
A Petrobras deverá ser a patrocinadora exclusiva dos projetos contemplados e, neste sentido, sua marca estará afixada nos livros e em todas as peças de divulgação, com a chancela “Patrocínio”, de forma previamente estabelecida pela empresa.  

7. Disposições gerais  
Não serão aceitos arquivos em outras extensões que não o PDF para os anexos. O somatório dos arquivos contidos nos “Anexos obrigatórios” não poderá exceder 11MB.  

Para esclarecer dúvidas sobre o Petrobras Cultural, utilize o correio eletrônico 
sac@petrobras.com.br. As consultas sobre inscrição emitidas por e-mail devem ser enviadas até 96 (noventa e seis) horas antes do término das inscrições pela Internet.


Durante o período de inscrições, estará disponível  no site da Petrobras um “Perguntas e Respostas” para também ajudar a esclarecer dúvidas sobre o Petrobras Cultura


Para maiores informações acesse aqui

Boa Sorte!




0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Layout por Flavinha Garota de Aquario

Design by Emporium Digital