2ª Edição da Feira do Livro de Osasco

Democratização da leitura é foco da ação organizada pela Prefeitura de Osasco em parceria com a LIBRE. 

Entre os dias 14 e 25 de junho acontece a 2ª Edição da Feira do Livro de Osasco – Arte, Ciência, Cultura e Educação, na Biblioteca Monteiro Lobato. Fruto de uma parceria entre as secretarias municipais da Cultura e Educação e a Libre (Liga Brasileira de Editoras), o evento, que tem entrada gratuita, terá uma programação cultural diversificada.




A abertura oficial da Feira acontece no dia 14, às 10h30, e terá a apresentação de um cortejo de maracatu e ciranda com o grupo Zazarte. Já no período da noite, às 20h, se apresenta o grupo O Teatro Mágico. Ainda na programação, estão atividades culturais como oficinas, apresentações musicais, saraus, debates e palestras, assim como o lançamento de obras das editoras presentes e uma série de atrações infantis como contação de histórias, teatro de bonecos e espetáculo circense.


A Feira do Livro de Osasco tem como objetivo promover a democratização da leitura por meio do fortalecimento da relação entre leitores e o mercado literário. Professores e alunos da rede municipal de educação receberão vales-livro, que, de acordo com Haroldo Ceravolo, presidente da Libre, “estimula o interesse real pela leitura, trazendo possibilidades de escolha no ato de adquirir um novo livro”. Ainda segundo ele, “o grande público poderá estabelecer contato com catálogos de editoras independentes de várias partes do país”.


Para participar desta edição, 30.544 mil alunos receberão R$30 em vale livros, também chamado de Dinheiro de Leitura, e aproximadamente 4,5 mil professores e gestores receberão R$100 para aquisição das obras. A feira conta, este ano, com a participação de mais de 50 editoras, que disponibilizarão cerca de 7 mil títulos com descontos, graças a parceria entre as secretarias de Educação e da Cultura e da LIBRE.


Todo esse processo em que as crianças estão envolvidas faz parte do projeto de formação de leitores que, ano passado, garantiu à Secretaria de Educação uma medalha de menção honrosa do Prêmio Viva Leitura, do Ministério da Cultura. A ação integra também o projeto Arte em Palavras, tema do desfile de 7 de Setembro do ano passado. Os dois projetos visam despertar, nos alunos, o gosto pela leitura e o conhecimento de obras literárias e de bons autores. Seu sucesso já foi comprovado na 1º Feira do Livro que Osasco realizou em dezembro de 2011, com a participação de 20 mil crianças da rede municipal e 5 mil educadores.


Confira a programação completa nos sites:
www.libre.org.br
www.educacao.osasco.sp.gov.br
www.osasco.sp.gov.br/InternaSecretaria.aspx?ID=5


Serviço:
2ª Edição da Feira do Livro de Osasco
De 14 a 25 de junho, das 8h às 20h
Entrada Gratuita

Biblioteca Municipal Monteiro Lobato
Rua Marechal Rondon, 260 - Centro - Osasco
Mais informações: Eloisa Rangel
Baobá – Comunicação, Cultura e Conteúdo
(11) 3482-2510 – eloisa@baobacomunicacao.com.br
www.baobacomunicacao.com.br


Informações complementares, entrevistas e fotos:
Vilmary Macedo – Assessora de Comunicação SE
(011) 3651- 8724 ou 9627- 4553
Luísa Bittencourt
Assessoria de Comunicação da Secretaria da Cultura
Kelly Cerqueira
Assessoria de Comunicação da Secretaria da Educação

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Layout por Flavinha Garota de Aquario

Design by Emporium Digital