“Dragões” – Coletânea – Guia para submissão de contos.

Postado por: Erick Santos Cardoso
Quando anunciamos as primeiras ações para 2012, o Ano do Dragão, trouxemos a coletânea Dragões. Para comemorar esse ano especial, a coletânea sairá em 30 de Novembro de 2012, que é justamente 2 dias depois do terceiro aniversário da Editora Draco.



A ideia da coletânea surgiu em um papo com o Marco Rigobelli, que será o meu co-organizador nesse projeto. Não importa se são dragões ancestrais, dragões que viram gente ou gente que vira dragão, dragões fantasmagóricos, dragões virtuais criados em ciberespaço, dragões que raptam donzelas (mas vai ser difícil fazer algo nesse sentido que não seja batido, então se for por esse caminho é melhor tomar muito cuidado). Estava claro que era uma junção de histórias em que Os Dragões são os protagonistas.


Após muito pensarmos no assunto, entendemos que a primeira regra é abraçar todos os gêneros possíveis em sua concepção. Se os dragões são famosos por povoar o imaginário de diversas culturas, então deve-se ficar claro que


São válidos dragões inspirados em quaisquer culturas da Terra e de outros universos imaginários de autoria do próprio contista/novelista (Fanfics não são válidos).


Mas como entusiastas de boas narrativas que somos, sabíamos que enfiar bichos mitológicos legais não seria nada se não houver um ótimo desenvolvimento dos personagens e uma clara demonstração da ambientação onde se passa a história. Portanto é necessário um tamanho adequado nos contos, beirando as noveletas com
No mínimo 5000 palavras, máximo 8000 palavras. Ou se preferir, mínimo 30 mil toques, máximo 50 mil toques (favor não confundir, é mais comum do que parece)
Serão 8 histórias que comporão o livro, sendo que eu, Erick Santos Cardoso, participarei com uma história ao lado de 7 autores. Não temos autores convidados, então abrimos oficialmente o recebimento dos contos agora mesmo com o:
Fechamento para recebimento de obras será em 31 de Julho de 2012.


Para ter certeza que o seu material será avaliado, envie impreterivelmente até o prazo acima para o e-mail editoradraco arroba gmail.com com o assunto [DRAGOES - NOME DO AUTOR]
O formato para recebimento é obrigatoriamente
Contos salvos em textos com formatações de itálicos e negritos já aplicados, .RTF ou .DOC
Então que comece a temporada de caça ao último dragão, que despertem bebês petrificados após muitos anos, que surjam na Terra após uma catástrofe e sejam os causadores do apocalipse, que um dragão devorador de dados seja a maior IA já criada por um garoto de 8 anos, que um deus das tempestades venha amar uma devota por quem se apaixonou. São muitas ideias, são muitas possibilidades. Estamos ansiosos para conhecer os Dragões da Literatura Fantástica Brasileira.


Resumo
Coletânea: Dragões
Organizadores: Erick Santos Cardoso e Marco Rigobelli
Conteúdo: Os Dragões são os protagonistas. São válidos dragões inspirados em quaisquer culturas da Terra e de outros universos imaginários de autoria do próprio contista/novelista (Fanfics não são válidos).
Formato: Contos salvos em textos com formatações de itálicos e negritos já aplicados,  .RTF ou .DOC
Tamanho: No mínimo 5000 palavras, máximo 8000 palavras. Ou se preferir, mínimo 30 mil toques com espaços, máximo 50 mil toques
Recebimento: 31 de Julho de 2012
Aonde enviar: editoradraco arroba gmail.com com o assunto [DRAGOES - NOME DO AUTOR]
Resultados: 20 de Setembro de 2012
Lançamento: 30 de Novembro de 2012
Esse é o #AnodoDragao na @EditoraDraco.

Antologia “Excalibur – histórias de reis, magos e távolas redondas” guidelines.


Postado por: Erick Santos Cardoso
Para quem gosta de escrever fantasia medieval e é fascinado pelos mitos arturianos, a Editora Draco tem um convite irresistível. Revisite seus livros e filmes favoritos, encha-se de inspiração e envie um conto baseado no universo do Rei Artur e seus cavaleiros para apreciação na antologia Excalibur, que está sendo organizada por Ana Lúcia Merege e Erick Santos Cardoso.


O mito tem várias vertentes. Alguns estudiosos falam de um Artur histórico, possivelmente um líder guerreiro que lutou contra a invasão dos saxões na Bretanha romanizada. Sua figura aparece de forma quase mítica na literatura celta tradicional, em especial a do País de Gales. Por fim, existe o Artur criado na Idade Média a partir dos relatos do escritor Geoffrey de Monmouth, que deram origem aos romances de cavalaria e forneceram as bases para a maior parte da literatura arturiana surgida desde então.


Nossa proposta é publicar contos inspirados nesse universo, em qualquer de suas versões. Pode se passar no presente, no passado, no futuro, em outro planeta. Não é necessário ser obsessivo com detalhes históricos – há muito espaço para a imaginação e a criatividade, sem falar na fantasia, ficção científica ou mesmo terror – mas deve haver consistência no cenário e na ambientação. Por sua vez, a qualidade literária do conto é um fator importante na apreciação. Queremos ler histórias bem contadas, escritas em linguagem clara e que observem as regras da ortografia .


No que se refere ao tamanho, recomendamos que os textos tenham entre 4.000 e 12.000 palavras.  Isto não significa que submissões fora deste intervalo serão sumariamente rejeitadas.  No entanto, textos muito mais curtos ou muito mais longos que o previsto podem prejudicar o equilíbrio do livro, sendo por isso preferível manter-se dentro dos limites recomendados.


A antologia terá quatro autores convidados, que serão anunciados oportunamente. A eles se somarão outros quatro escolhidos por meio desta seleção.


O lançamento está previsto para o segundo semestre de 2012. Ainda não fixamos um prazo máximo para o recebimento dos contos. No entanto, quem tiver uma boa ideia já pode pôr mãos à obra, pois em breve anunciaremos não apenas a data final como também o e-mail e demais regras para o envio.


Se tiver alguma dúvida ou quiser discutir suas ideias, não hesite em entrar em contato. Aguardamos com muita expectativa a submissão do seu trabalho.


Fechamento provisório do recebimento de contos para a antologia está marcado para o dia 31 de Maio de 2012, a data oficial será lançada em breve no link http://blog.editoradraco.com/2011/12/antologia-excalibur-historias-de-reis-magos-e-tavolas-redondas/

Nossos contatos

Conheça nossa comunidade no Orkut, Skoob e também no Facebook e na nova AoLimiar.


Siga-nos no Twitter e no Tumblr!


Antologias abertas, eventos e lançamentos estão na nossa agenda no Facebook.

Nossa política de recebimento de originais

Para envio de originais, utilize o endereço editoradraco@gmail.com
O objetivo editorial da Draco é publicar o que há de melhor entre os autores de literatura e quadrinhos no Brasil.


Por isso estamos abertos a quadrinistas, contistas e romancistas que queiram enviar material para avaliação, sem compromisso. Como nosso primeiro ideal é a qualidade de nossas publicações, não aceitamos edições sob demanda. Para ter certeza que seu original será avaliado, certifique-se que está enviando o seu livro completo, juntamente com uma sinopse de até 200 palavras e o gênero que você acredita fazer parte a sua história. Para nós é essencial que o livro seja bem escrito, acreditamos que a forma é essencial para uma boa narrativa.


Para o envio de contos, favor consultar os regulamentos das coletâneas que estão sendo organizadas para a Editora Draco, ou envie o seu conto para a coleção Imaginários. Para essa coleção, o conto deve possuir de 20 a 30mil toques (para contar os toques, use a ferramenta de seu processador de texto) e deve ser dos gêneros de fantasia, ficção científica ou terror.


Se possível, envie o seu original diagramado em tamanho A4, com fonte de boa leitura (como a Times em 12 pontos), bom espaçamento de linhas (mínimo de 1,5, ou 18 pontos), e fechado em PDF, para maior segurança do autor. Não é necessário que esteja registrado na BN, mas encorajamos os autores que querem proteger sua propriedade intelectual e fazê-lo. Aceitamos submissão em arquivos de até 5mb (consulte-nos se for um pouco maior, não deixe de mandar por isso), ou originais impressos em folhas tamanho A4, por correio, que não serão devolvidos após a avaliação, aprovados ou não para publicação.


Sugerimos que realmente sejam enviados digitalmente, pois economiza papel e é muito mais rápido.


Não temos um tempo de avaliação mínimo, dada a grande quantidade de originais que temos recebido a cada semana. Também por isso, não acusamos o recebimento de originais e só entramos em contato caso haja interesse na publicação. Esperamos em breve podermos melhorar o prazo para as leituras críticas, mas gostaríamos de deixar uma dica aos autores: livros que já foram lidos por outras pessoas ou estão bem revisados têm mais chance de publicação, pois isso nos mostra que o comprometimento do escritor com sua obra vem de muito antes da apresentação a uma editora.


Aguardamos o seu material!

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Layout por Flavinha Garota de Aquario

Design by Emporium Digital