Debate: '25 anos - O Contexto Histórico'

CONVITE CONTEXTO JORNALISTICO.indd
Editora Contexto, 25 anos promovendo a circulação do saber


A Editora Contexto tem uma história e muitas histórias. Criada em 1987, comemora seus primeiros 25 anos, sempre amparada na missão de diminuir a distância existente entre o saber produzido na Universidade e seus possíveis consumidores, estabelecidos em diferentes pontos da sociedade brasileira. Daí a preocupação, desde o início, de produzir livros de alta qualidade, sempre com uma escrita fluente, clara, agradável.
A Editora surgiu de um sonho amadurecido pelo seu fundador, Jaime Pinsky, ao longo de sua vida como professor da UNESP, da USP e da Unicamp, tendo sido montada inicialmente em sua casa. Além de ajudar, sua família teve que pagar o ônus de um sonho: o depósito ficava na sala de jantar, a composição, na sala de visitas, a garagem foi transformada em recepção e secretaria, a revisão ficava numa salinha dos fundos e a direção, no escritório.



Após a década de 1990, com a editora já consolidada, chegou o momento de ousar um pouco mais, produzir livros de referência, para a academia, e "livros de livraria", além de reforçar nossas linhas habituais com traduções e títulos de maior envergadura e peso. Crescemos para as áreas de Economia, Turismo, Comunicação (especialmente Jornalismo) e Educação. Em Linguística, Geografia e História, nossos livros tornaram-se referência frequente de matérias jornalísticas, teses, pesquisas, concursos, vestibulares e até em pronunciamentos de juízes em tribunais.



Nesses 25 anos, muitas coisas aconteceram em nosso país, entre as quais a redemocratização, a universalização da educação escolar, a aceleração do processo de urbanização, conquistas sociais de minorias e de mulheres, a afirmação do português brasileiro como forma autônoma da língua, várias crises econômicas e a emergência do Brasil como protagonista no concerto das nações. Sobre todos esses assuntos e muitos outros, a Editora Contexto publicou livros importantes. São várias centenas de livros editados, a maioria deles ainda em nosso catálogo, o que ilustra a cumplicidade entre nossas escolhas e o interesse do público. São muitas centenas de autores, dos mais destacados em cada área, e milhões de exemplares circulando em papel e para leitura digital. Nossa vocação declarada sempre foi a de promover a circulação do saber. Estamos cumprindo o prometido.





Contexto histórico no Brasil é tema de debate da série promovida pela Editora Contexto, que celebra seus 25 anos

Tratando de questões como a distância que persiste entre a sociedade civil e o Estado e as transformações na história recente do país, evento faz parte de série comemorativa

Evento
"25 anos - O contexto histórico"
Debatedores: Antonio Correa de Lacerda, José de Souza Martins e Marcos Napolitano
Mediador: Jaime Pinsky
Onde: Teatro Eva Herz da Livraria Cultura - Conjunto Nacional.
Av. Paulista, 2073. Bela Vista - São Paulo/SP. Tel.: (11) 3170-4033
Horário: das 19h às 21h
Dia: 4 de junho
Quanto: Entrada franca


            Há 25 anos o Brasil estava transformando sua história política, econômica e social. Era um tempo em que o povo reaprendeu a ir às ruas e a se manifestar, que a inflação corroia as finanças e a economia patinava, que a democracia começava a ganhar força, que os brasileiros vislumbravam ter voz e poder para decidir os rumos da nação. Uma nova constituição foi escrita, a imprensa ganhou mais liberdade, um presidente foi eleito pela livre escolha dos cidadãos, que pouco tempo depois pintaram as faces de preto para pedir a saída do decepcionante chefe de estado. O povo foi ouvido e uma nova página foi escrita na história. Em vez de poupanças confiscadas, uma abertura dos mercados fez crescer a economia e (mais) uma nova moeda foi criada. A inflação foi minimizada, estabilizando e melhorando a vida dos cidadãos. O povo passou a ler mais, se informar mais, produzir mais, consumir mais.

            Na nova sociedade que surgiu após o fim da ditadura, a participação cidadã não é mais um privilégio, mas uma importante e necessária ação. Todavia, por mais que o Estado brasileiro tenha propiciado uma ampla abertura de espaços participativos e democráticos, isso de fato tem sido aproveitado pela sociedade civil? A participação popular foi diminuindo a ponto de a concentração de poder pelo Estado ou por certos grupos empenhados em defender seus próprios interesses ter se tornado aceitável, sem gerar os protestos que eram comuns no passado? E o que pode ser feito para aproximar esses dois personagens?

            Para falar sobre as transformações ocorridas nesses últimos 25 anos na história do país e debater o que ainda está por vir, a Editora Contexto reúne o sociólogo José de Souza Martins, o historiador Marcos Napolitano e o economista Antonio Corrêa de Lacerda para o debate "25 anos - O contexto histórico", mediado pelo historiador Jaime Pinsky. O evento é destinado a profissionais da área, estudantes e interessados de uma forma geral.






A série de debates comemorativos dos 25 anos da Editora Contexto, contará com eventos até dezembro, comandados por profissionais renomados de cada área e sempre enfocando temas atuais e de grande interesse. O primeiro tema da série foi "25 anos - O contexto jornalístico". Os debates ocorrerão sempre no Teatro Eva Herz da Livraria Cultura.



*Dia 6 de agosto
25 anos - O contexto da Língua Portuguesa
Se é verdade que ainda não há uma língua brasileira, o último quarto de século tornou evidente a existência de umalíngua portuguesa brasileira. Qual é a especificidade dessa língua? É possível (e desejável) aproximar o português falado da norma culta e vice versa?

*Dia 1º de outubro
25 anos - O contexto educacional
A deterioração do ensino público limita o crescimento do país, dificulta a mobilidade social e a prática de uma cidadania integral. O que fazer para alterar este quadro?

*Dia 3 de dezembro
25 anos - Cidades brasileiras em contexto
Crescimento desordenado, aumento da violência, trânsito caótico: as cidades brasileiras, inclusive as médias, sofreram grandes alterações nos últimos 25 anos. Por outro lado, é nelas que vive a esmagadora maioria da população. O que pode ser feito pelas cidades e pelas pessoas?


Mais informações
Saulo Novaes
Assessoria de Imprensa
Tel.: (11) 3832-5838 / 7357-8599

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Layout por Flavinha Garota de Aquario

Design by Emporium Digital