Entrevista com Zélia de Oliveira - Editora da APED, Lançamentos de Abril e Maio, e muito mais…

banner blog
Zélia poderia nos falar um pouco sobre o sonho e a criação da editora?
Marcia, desde que eu era pequenina, muitas vezes passava parte da madrugada escrevendo, desenhando. Minha mãe entrava no quarto, e lá estava eu, com as minhas caixas de lápis de cor, canetinhas coloridas, e um belo caderno. 


Escrevia versinhos, coloria. Sempre tive essa necessidade de estar envolvida com a criação. Já adolescente, sonhei em ser escritora. Ingressei no curso de Jornalismo. Mas sai de lá um pouco frustrada. Durante um bom tempo trabalhei como assessora de imprensa. Um dia, cansada do ritmo, recebi a proposta para eu trabalhar em uma editora. Aí me senti em casa, em meio a tantos livros e “cutucando” e dando forma aos textos de outros.
Um dia, uma conhecida me solicitou ajuda para publicar o livro dela. Pensei então, é uma tarefa que posso fazer e porque não ter a minha própria editora e ajudar outros autores a realizar o sonho de ter o seu livro publicado? Foi assim que surgiu a Aped. Por isso o nome Apoio e Produção Editora Ltda. Apoiar e produzir são os nossos objetivos. Dar todo o suporte necessário.


Quais são os maiores desafios enfrentados por uma editora jovem no mercado editorial? E o que a diferencia nesse mercado cada vez mais competitivo?
A Aped não é tão jovem assim. Já temos nove anos no mercado. Ela atuava em outra linha de produção, ela era mais tímida. Agora, com as facilidades de impressão digital, a Aped pode oferecer um serviço realmente de qualidade com valores acessíveis para o autor. Acho que temos vários diferenciais: o autor trabalha a obra junto com a Aped; nossos fornecedores são de qualidade; não cobramos valores abusivos. Estamos trabalhando também a venda através de sites das livrarias e não “entupimos” o autor com uma tiragem enorme que ficará acumulando poeira por tempos e tempos.


A editora tem entre seu objetivo apoiar os novos autores brasileiros, mas no futuro pensa em expandir o catálogo com lançamentos internacionais?
Já estamos trabalhando internacionalmente. No mês de julho, lançaremos o nosso primeiro livro de uma autora portuguesa que se encantou com o nosso trabalho. A Aped está obtendo a confiança dos autores e nenhuma propaganda e divulgação é melhor do que o boca a boca.


Como a Editora vê a chegada da publicação no formato e-book?
É mais um formato. Na minha humilde visão não irá substituir o livro impresso. Escrevi uma crônica intitulada O Cheiro do Livro (veja no site da Aped). Iremos conviver com os dois durante muito tempo. Assim como pregaram o final do jornal impresso com a chegada da internet, e cá estamos nós, internet, jornal impresso. Acredito que talvez tenha uma procura maior pela nova geração que também tem uma facilidade maior com a tecnologia. O livro, o bom e velho livro, não sumirá.


Gostaria de deixar um recado aos jovens autores e aos leitores do blog?
Outro dia publicaram no facebook uma imagem que tinha os seguintes dizeres: Quem não lê... mal fala, mal ouve, mal vê, atribuída a Monteiro Lobato. Ele está totalmente certo.
Não desistam do sonho.


Lançamentos Aped Editora Abril/Maio 2012

clip_image002clip_image002[6]
A Coleção Um Conto e “.” é composta de pequenas histórias para serem lidas a caminho do trabalho, no intervalo das aulas, na antessala do consultório médico e em outros mil lugares. São contos curtos. Cada conto é um livro digital (epub) e poderá ser comprado individualmente de acordo com o gosto do leitor.
Um dos objetivos desta coleção é fazer com que novos leitores tomem gosto pela leitura. Muitas vezes, o volume de páginas assusta e afasta o leitor. Outros, por falta de tempo, não conseguem dedicar muito tempo à leitura.
Nesta coleção, o leitor irá encontrar contos de vários gêneros, entre eles, romance, ficção, aventura, infanto-juvenil, suspense, erótico, sobrenatural, terror. Enfim, contos para todos os gostos.
A Coleção já conta com 19 contos e a participação de 15 autores. Autores já famosos no mercado literário, premiados, outros começando a sua carreira literária, mas todos com uma característica em comum: talento.
E não vai parar por aqui. Com uma especial atenção delegada a ela pelos meios de comunicação como a Rádio Mec e sites como Globo.com, será uma coleção que estará em constante crescimento, não só pelo seu objetivo, mas pela relevância que adquiriu.
O escritor que desejar participar da Coleção Um Conto e “.” deverá entrar em contato com a editora através do email: aped@wnetrj.com.br e visitar o site http://www.apededitora.com.br/ para saber maiores detalhes.


Lançamentos Maio/2012


Coletânea “Almoço em Família” - Crônicas
Com o objetivo de estar sempre lançando novos autores e oferecendo oportunidade àqueles que contribuem para o engrandecimento do mercado literário nacional, a APED, juntamente com o blog eucoracaolivros, lançará em maio o resultado do projeto editorial que reuniu vários autores, iniciantes e conhecidos, sob um mesmo contexto: um almoço em família.
Esse projeto da editora teve como meta paralela o contato dos autores com várias produções de texto diferentes, para instrumentalizar o autor em novas concepções de textos e torná-lo mais apto para encarar qualquer mercado editorial. Nesse primeiro seguimento, a editora abordou uma narrativa em especial: crônica. Dentro desse universo, um tema inusitado reuniu várias abordagens do cotidiano ou da imaginação de cada autor, que teve a oportunidade de ser selecionado através de uma votação pública pelo blog. Uma façanha que se provou produtiva e aproximou muito o leitor do autor.
Com essa proposta diferenciada, a APED, traz para vocês 30 crônicas que podem ser degustadas como uma entrada, prato principal ou sobremesa de qualquer dia da semana.
Vale à pena conferir o projeto de perto! A Aped sente-se honrada em convidá-lo para o evento: quem estiver no Rio de Janeiro dia 03 de maio pode passar na livraria da Travessa, na Rua Sete de Setembro, 54, a partir das 17hs, para o lançamento desta maravilhosa coletânea.


E quer ficar com água na boca? Aguardem o regulamento para a próxima coletânea em junho!


Em breve, estaremos disponibilizando o Booktrailler do livro.


clip_image001

Lembrando que o Apaixonada por Livros desde 29/03/2012 está atuando em parceria com a APED no apoio a publicação literária e, poderemos estar divulgação nos próximos post o lançamento do seu livro. Saiba mais acessando aqui.


textoaqui
Link direto no banner

Blog
Link direto no banner

Você possui um blog literário? Quer ser parceiro da APED? Envie um e-mail para aped@wnetrj.com.br informando o endereço do seu blog e entraremos em contato.


Blog
icoFacebookicoTwitter

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Layout por Flavinha Garota de Aquario

Design by Emporium Digital