Concurso Cultural e Entrevista com o Autor de O Círculo de Pedra - Ricardo Costa novo parceiro do blog

O_CIRCULO_DE_PEDRA_1329482132P

Páginas: 600 
Edição: 1ª
Preço: R$ 44,90
Formato: 16 X 23
Acabamento: brochura
ISBN: 978-85-7679-648-0
Categoria: Ficção; Literatura brasileira








Sinopse - O Círculo de Pedra - Ricardo Costa

O que você faria se tivesse que guardar o maior segredo de todos os tempos e nunca... nunca pudesse revelá-lo a mais ninguém? E se tivesse que conviver com um segredo tão incrível que mudaria sua vida para sempre? Cinco jovens estudantes descobrem um segredo guardado por quatrocentos anos que os fará viver a maior aventura de suas vidas. Eles serão levados a descobrir coisas inacreditáveis nessa fantástica jornada, desafiando constantemente suas habilidades, inteligência e coragem.


Leia o primeiro capítulo acessando -> aqui

Sobre o Autor
Ricardo Costa
R. Costac nasceu na cidade do Rio de Janeiro no verão de 1961. É formado em História e em Geografia, e por alguns anos lecionou em cursos de pós-graduação que lhes foram particularmente gratificantes. Atua profissionalmente na indústria farmacêutica onde conheceu muitos amigos e pessoas interessantes. Desde muito jovem é um apaixonado pelas questões de Astronomia, Arqueologia e Geologia. Sempre foi um dedicado frequentador de museus de diferentes áreas do conhecimento e por toda a sua vida esteve rodeado de livros que o inspiraram a escrever a sua primeira obra. Casado e com dois filhos, mora atualmente em Curitiba no Paraná. O Círculo de Pedra é o primeiro de dois volumes de uma grande aventura que atravessa quatro séculos.


Entrevistando Ricardo Costa


1) Conte-nos um pouco como foi a idealização, pesquisas, e outros processos (se houveram) na criação do livro.
Para responder essa questão, tenho que considerar o meu interesse em História, Arqueologia, Astronomia, Geologia e Mitologia. Devoro livros dessas áreas desde criança. E foi a partir daí que a minha mente viajou para criar um mundo fantástico. Acho imprescindível a pesquisa aprofundada para se criar uma boa saga, mesmo no gênero da Literatura Fantástica onde a imaginação voa muito alto. Sempre foi muito comum eu me debruçar em pesquisas para oferecer uma boa geografia do terreno, elementos geológicos convincentes e criaturas que não fossem aquelas tão exploradas atualmente como elfos, orcs, vampiros e lobisomens (nada contra tais literaturas, mas eu quis inovar). Usei alguns elementos da maravilhosa mitologia grega, no entanto com um propósito que se torna perfeitamente explicado no livro. Além disso, dei vida a uma mitologia totalmente nova. Algumas vezes acordava no meio da noite para escrever em um bloco de anotações, que eu sempre guardo ao lado da cama, as ideias que brotavam em minha mente sonolenta. O resultado foi uma aventura épica, fantástica, que atravessa os séculos e envia o leitor a um mundo repleto de histórias e lendas.



2) Poderia falar um pouco mais sobre os personagens e os enigmas da história? E o que podemos esperar no segundo volume?
A história gira em torno de cinco personagens, jovens de 14 anos que vão estudar em uma ilha isolada no oceano Atlântico; os irmãos britânicos Daniel (ilusionista amador) e Margaret, o cavaleiro norte americano Chester, o exímio músico francês Marc e o habilidoso mestre em destrancar passagens, o brasileiro Rafael, se tornam internos em uma estranha escola onde ocorrem fenômenos que desafiam a ciência. Aos poucos eles descobrem que a tal instituição exótica esconde segredos que acabam despertando a sua curiosidade. Na primeira parte do "Círculo de Pedra" eles combinam as suas habilidades, em meio a muitos enigmas, para descobrirem qual é o grande segredo que a ilha guarda. Na segunda parte acontece uma imensa reviravolta que os joga numa inesquecível aventura que toma mais de 400 páginas das 600 que a obra tem.
Algumas coisas ficam sem resposta nessa primeira aventura, o que vai acontecer no segundo e último volume que já está sendo escrito. Estou me dedicando ao máximo para que o próximo volume mantenha a mesma intensidade do primeiro, com muita pesquisa e detalhes para satisfazer as exigências do público que aprecia esse gênero literário.


3) Em suas futuras obras manterá a mesma linha, ou pretende se aventurar em outros gêneros?
Adoro a Literatura Fantástica. Certamente não me aventuraria em escrever um livro do gênero policial ou romântico, por exemplo. Não é a minha praia. No entanto, já estão na fila de produção obras no campo da ficção-científica e terror.



4) Todo escritor (ou quase todos) lêem muito. Qual tipo de literatura você gosta?
Embora eu seja um fã incorrigível da literatura especulativa (ou fantástica), gosto dos russos como Gogol e Tchekhov, de Ernest Hemingway e Oscar Wilde. Mas não tem jeito. Não abro mão dos escritores especulativos Howard Lovecraft e Edgar Allan Poe, e gostei muito do bem escrito O Nome do Vento de Patrick Rothfuss. Porém não abandono os acadêmicos (Arqueologia, História, geologia, etc) que têm o grande papel de embasar o meu trabalho de criação.



5) Sabendo da dificuldade da maioria dos autores em relação a publicação dos seus livros, como foi esse caminho para você?
É quase uma regra o desabafo dos autores que sonham em um dia publicar um livro. É muito, mas muito difícil ter a sua obra aceita por uma editora. Tentei várias, algumas delas nem entraram em contato para dar uma resposta. Por fim, aceitei fazer uma parceria com a Editora Novo Século que tem uma boa penetração no mercado literário. Aprendi e ainda estou aprendendo na marra o duro caminho de transformar um sonho em realidade.



6) Na sua opinião, de onde vem o maior apoio e incentivo aos autores nacionais?
Para mim, o apoio da família e dos amigos é fundamental, mas não é só isso. A maior força vem em se acreditar no próprio trabalho, naquilo que você imaginou e produziu durante meses ou mesmo anos. Em querer investir no que se acredita, se dedicar de todas as maneiras para ter a sua obra publicada. O caminho é árduo, mas vale a pena. Eu garanto.



7) Gostaria de deixar um recado aos leitores?
É um reconhecimento. Se você que está lendo essa matéria pensa em escrever um livro e algum dia publicá-lo, não cruze os braços na hora de fazer a divulgação, deixando a cargo das editoras a responsabilidade de fazer o seu livro vender. Mexa-se. Faça contatos. Use e abuse dos blogs literários. Faça parcerias com eles. Os blogs de literatura são constituídos por pessoas que amam os livros. Através de blogs como o "Apaixonada por Livros" pode estabelecer uma gigantesca conexão com pessoas que conhecerão o seu trabalho e, quem sabe, ser o próximo livro a ser adquirido na livraria.
E para finalizar, uma pergunta: Você seria capaz de guardar o maior segredo de todos os tempos?


Você poderá manter contato com o autor através do: twitter: @RicardoCostac  Facebook:  Ricardo Costac  e Skoob: R.Costac



Antes de inciarmos o concurso, gostaria de agradecer o carinho e a atenção do Ricardo em conceder essa entrevista, tornar-se nosso parceiro e proporcionar a oportunidade de presentearmos nossos leitores.





As quatro melhores respostas escolhidas pelo autor,
 receberão um exemplar do livro com dedicatória.

O Concurso inicia-se hoje 23/03/2012 com término dia 23/04/2012.

A divulgação dos ganhadores será dia 26/04/2012.

Não é obrigatório, mas agradeceríamos aqueles que colocassem o livro como desejado, na sua estante de livros do Skoob.


Preencha o formulário abaixo com sua resposta *uma única vez*.


Boa Sorte!


1 comentários:

Márcia Paiva sáb mar 24, 09:22:00 AM  

Adorei a entrevista e o concurso.Já enviei a minha resposta. Nossa literatura esta cada vez mais bem representada. Parabéns ao autor. Este livro parece ser mara. Quero lerrrrrrrrrrrr rs. Beijos.

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Layout por Flavinha Garota de Aquario

Design by Emporium Digital