Oficina de Narrativa Multimídia é sábado agora!



A minha oficina começa às 13h45 e vai até as 16h30 no laboratório de informática da Universidade. Vamos brincar um pouco com as possibilidades narrativas que a multimídia oferece e começar a tecer nossas palavras usando a teia da web!


Vejo vocês por lá?



O Encontro Prática de Escrita acontece informalmente desde 2001, mas há cinco anos o evento ganhou periodicidade e formato e vem se tornando parte da agenda de quem gosta de literatura.


O principal objetivo do encontro é reunir pessoas que não só apreciam a literatura, mas também tudo que circunda a prática de escrita literária.


A programação é dividida em dois tempos, o primeiro gira em torno das mesas com palestrantes, que discorrem sobre assuntos que permeiam o universo literário; o segundo tempo é das oficinas de estudo e criação.


Pelo evento já passaram nomes como: Milton Hatoum, Marcelino Freire, Cadão Volpato, Nelson de Oliveira, Raphael Draccon, Roberto de Souza Causo, Edson Cruz, Eric Novello entre outros.


A primeira parte da programação terá como convidadas só mulheres. Na primeira mesa, a escritora Ivana Arruda Leite bate um papo sobre sua obra com a roteirista e escritora Luciana Penna. Na segunda mesa, as escritoras e professoras de criação literária Monica Martinez e Nanete Neves conversam sobre caminhos e possibilidades da escrita como profissão, mediadas pela redatora, blogueira e revisora Lu Reis.


Na segunda parte, temos oficinas com Bruno Cobbi, Kizzy Ysais, Marcelo Maluf e Pête Rissatti.


Este ano o evento acontece em 3 de março de 2012, no campus Liberdade da Universidade Cruzeiro do Sul.


Quando: 3 de março de 2012.
Horários: mesas das 9h45 às 12h30 e oficinas das 13h45 às 16h30
Onde: Universidade Cruzeiro do Sul – campus Liberdade
Rua Galvão Bueno, 868 (próximo ao metrô São Joaquim)
Inscrições: Clique aqui
Entrada Franca

Programação

Mesa 1 – das 9h45 às 11h
A prática de criação de Ivana Arruda Leite Convidada: Ivana Arruda Leite
Mediação: Luciana Penna

A escritora fala sobre sua obra e como se dá seu processo de criação. Quais são os percalços que envolvem a realização do conto, do romance, do infanto-juvenil. Dando dicas sobre editoras, culinária e séries de televisão.


Mesa 2 – das 11h15 às 12h30
Profissão escritor Convidados: Monica Martinez e Nanete Neves
Mediação: Lu reis

As escritoras e professoras de criação literária Monica Martinez e Nanete Neves falam sobre o mercado editorial para o escritor: biografias, livros institucionais, ghostwriter, oficinas. Como as coisas caminham e como é a realidade de quem vive da escrita literária.


Oficinas de Criação literária – das 13h45 às 16h30
Narrativa Multimídia com Bruno Cobbi
Partindo de estudos de casos nacionais e estrangeiros que transcendem seus canais originais, o publicitário e escritor Bruno Cobbi vai guiar os participantes entre referências em livros, quadrinhos, internet, games e cinema para debater como as novas mídias estão mudando nossa forma de encarar o mercado e produzir arte.
As discussões sobre a produção multimídia dentro e fora do país são combinadas com exercícios para prática do raciocínio narrativo e exploração da multimídia. A oficina visa materializar não só o planejamento como produções de narrativas em multimídia.


A criação do personagem com Kizzy Ysatis
Este encontro foca no coração da narrativa: os personagens. Seja em um enredo fantástico ou realista. Grandes personagens vão além de seu criador. Polifônicos, infinitos. O que faz Dom Casmurro ficar na memória por tanto tempo? Quais são os elementos que fazem com que o leitor chegue a acreditar que um vampiro, ou uma entidade fantástica possa existir? Criando fã clubes para um ser ficcional, por exemplo. Neste encontro, o escritor Kizzy Ysatis revela seus segredos para construção de um personagem convincente. Não só as dicas vindas de sua experiência de criador, mas também das leituras, dos autores nos quais se inspira.


Caminhos do Fantástico na literatura infanto-juvenil com Marcelo Maluf
Grandes obras da literatura infantil e juvenil estão embebidas do elemento fantástico, o autor pretende apresentar nessa oficina possibilidades de uso do fantástico em suas diversas vertentes em textos infanto-juvenis. Apresentando referências e propondo exercícios de escrita para desbloquear o imaginário fantástico. E ainda: o universo fantástico na literatura infanto-juvenil, passando por nomes como: Michael Ende, Roald Dahl, Elsa Bornemann, caminhos de Lewis Carrol, do C.S.Lewis, Neil Gaiman, entre outros.
Tradução: mercado, processos e criação com Petê Rissatti
A arte/ofício da tradução é muito mais amplo do que se imagina. Com a crescente visibilidade do tradutor, ainda assim a profissão carrega um certo mistério. Neste bate-papo, vamos apresentar as diferenças básicas do mercado tradutório, o dia a dia do profissional, o mercado editorial de tradução e os processos envolvidos. Além disso, também traremos à baila o papel de tradutor como intermediador cultural, a (des)valorização do profissional e, por fim, a legislação e o tradutor-criador.

Sobre os participantes

Ivana Arruda Leite é mestre em Sociologia pela Universidade de São Paulo. Publicou três livros de contos: Histórias da Mulher do Fim do Século, Falo de Mulher e Ao homem que não me quis (finalista do prêmio Jabuti); uma novela Eu te darei o céu – e outras promessas dos anos 60 e dois romances: Hotel Novo Mundo (finalista do prêmio São Paulo) e Alameda Santos. Participou de inúmeras antologias, dentre as quais: Geração 90 – os transgressores, 25 mulheres que estão fazendo a nova literatura brasileira, Contos de escritoras brasileiras. Também escreve livros infanto-juvenis. Tem o blog www.doidivana.wordpress.com

Luciana Penna, desde 2010, coordena as mídias sociais do evento Balada Literária, realizado anualmente em São Paulo. Participou do romance coletivo Circunvago, realizado no Laboratório Literário do escritor mexicano Mario Bellatin. Selo Demônio Negro). Cursou variadas oficinas de escrita criativa, entre elas as de Marcelino Freire e de José Silvério Trevisan. Integrou a antologia SESC Literatura Celular, com curadoria de Marcelino Freire. Comentou os clássicos ‘Iracema’ e ‘Lucíola’, de José de Alencar, para as editoras IBEP-Nacional/Lazuli. Seu blog Sorriso de Medusa foi selecionado para a exposição Blooks – Literatura digital, realizada em 2009, no SESC Pinheiros, com curadoria de Heloisa Buarque de Hollanda. Desde 2011, roteiriza o romance ‘Orlando’, de Virginia Wolf para uma Grafic Novel, em parceria com a ilustradora Luana Geiger, para a Editora Peirópolis. Prepara seu primeiro romance para a Coleção Que Viagem, do selo literário Edith.


Monica Martinez é Doutora em Ciências da Comunicação pelo Núcleo de Epistemologia da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, tem pós-doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social (Póscom) da Universidade Metodista de São Paulo. É docente da pós-graduação em nível de lato sensu da Associação Brasileira de Jornalismo Literário (ABJL), da Disciplina de Jornalismo Literário da Habilitação em Jornalismo da UniFIAMFAAM e do curso de Redação Criativa e Memória, Perfil e Biografia do Sindicato dos Jornalistas do Estado de São Paulo. É co-criadora do Núcleo Granja Viana-SP da Joseph Campbell Foundation. Na área literária, é autora de Tive uma Ideia! O que é criatividade e como desenvolvê-la (Paulinas, 2011); Jornada do Herói: Estrutura narrativa mítica para a construção de histórias de vida em jornalismo (Annablume/Fapesp, 2008); Martin Luther King (Salesiana, 2007), Gandhi (Salesiana, 2006), entre outros trabalhos.


Nanete Neves é Graduada em Jornalismo pela Universidade Metodista, e pós-graduada em Formação de Escritores pela ESDC, fez o Curso de Criação Literária da Unicsul-Terracota. Lecionou Jornalismo na Universidade de Mogi das Cruzes (SP), e desde 2011 ministra o curso de Biografias & Ghostwriting na Oficina de Escrita Criativa enquanto escreve textos de ficção e não ficção. É autora do livro-reportagem Lavoura dourada – A saga dos produtores de tabaco do Sul do Brasil (Editora Évora, 2010) e, como ghostwriter, editou quase 20 livros de não ficção para as editoras Saraiva, Campus Elsevier, Larousse e Planeta, empresas em que também atua como preparadora de originais e editora.


Lu Reis é Formada em Português e Espanhol pela USP, já lecionou, trabalhou com redes sociais da América Latina e hoje é redatora num site de E-commerce, revisora de livros e escreve semanalmente sobre passeios e viagens por menos de R$ 100 em um blog com este nome.


Bruno Cobbi é publicitário, blogueiro em jornada dupla e pesquisador de novas mídias. Seu blogue Aprendiz de Escritor está entre os mais visitados do país na categoria de blogues sobre escrita. Já publicou contos em coletâneas e atualmente trabalha na publicação do seu primeiro romance.


Kizzy Ysatis é o nome artístico utilizado por Cristiano de Oliveira Marinho (Santos, 10 de maio de 1977), um escritor brasileiro. Em 2005, seu romance de estreia O Clube dos Imortais(Novo Século, 2006) ganhou o prêmio Rachel de Queiroz na categoria Melhor Romance concedido pela União Brasileira de Escritores (UBE-RJ) em cerimônia na Academia Brasileira de Letras (ABL), tornando-se o único escritor no Brasil a ganhar um prêmio com um livro sobre vampiros. Recebeu o prêmio de Honra ao Mérito no Concurso Internacional de Literatura da UBE pelo romance O Mistério do Rio das Rosas Brancas (no prelo). O Clube dos Imortais é o Livro 1 da Trilogia Leão Negro, que narra a trajetória do vampiro Luar em sua busca obcecada por Álvares de Azevedo, numa mescla dos gêneros Literatura Fantástica e Romance Histórico. A saga continua no livro 2 – O Diário da Sibila Rubra (Novo Século, 2008), e conclui no livro 3 – A Queda do Vampiro (Previsto para 2012). É coautor de A Tríade(Terracota, 2010), o primeiro romance nacional feito por 4 escritores. Organizou a coletânea de contos Território V (Terracota, 2009).


Marcelo Maluf é mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da UNESP. Escreveu as novelas infanto-juvenis: Jorge do Pântano que fica logo Ali (FTD, 2008) e Meu pai sabe voar (FTD, 2009) em parceria com Daniela Pinotti. Organizou a antologia de contos infanto-juvenis Era uma vez para Sempre (Editora Terracota, 2009). Tem contos publicados em diversas antologias, revistas e sites literários. Bloga em: www.marcelomaluf.blogspot.com .


Petê Rissatti é tradutor profissional e preparador de textos desde 2000, formado em Letras com habilitação em tradução inglês/português pelo Centro Universitário Ibero-Americano e especializado em tradução do idioma alemão pela Universidade de São Paulo. Traduz e prepara textos para agências de tradução e editoras, como Editora Globo, Benvirá, LP&M, Verus, Tinta Negra Bazar Editorial, Intrínseca e outras. Quando não está traduzindo, ataca como escritor. Blog: http://peterissatti.com

Para maiores informações sobre o projeto Escritores de Quinta acesse >>aqui<<

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Layout por Flavinha Garota de Aquario

Design by Emporium Digital