Nova parceria com Promoção “Outubro – mês do Saci - Vamos comemorar?”


Olá, Pessoal

Quero apresentar a vocês a nova amiga parceria de blog  - Sara do Mundo Sá (Literatura, Filmes, Séries e seus escritos).

Para comemorarmos nossa parceria e com a colaboração do “Teen” nada melhor que um super sorteio aproveitando o mês de Outubro que traz várias data comemorativas.

12/10 – Dia da Criança e Dia Nacional da Leitura
31/10 · Dia das Bruxas – Halloween e Dia do Saci


saci-perere
Quem é o saci
O Saci-Pererê é um dos personagens mais conhecidos do folclore brasileiro. Possuí até um dia em sua homenagem: 31 de outubro. Provavelmente, surgiu entre povos indígenas da região Sul do Brasil, ainda durante o período colonial (possivelmente no final do século XVIII). Nesta época, era representado por um menino indígena de cor morena e com um rabo, que vivia aprontando travessuras na floresta.

Porém, ao migrar para o norte do país, o mito e o personagem sofreram modificações ao receberem influências da cultura africana. O Saci transformou-se num  jovem negro com apenas uma perna, pois, de acordo com o mito, havia perdido a outra numa luta de capoeira. Passou a ser representado usando um gorro vermelho e um cachimbo, típico da cultura africana. Até os dias atuais ele é representado desta forma.


O comportamento é a marca registrada deste personagem folclórico. Muito divertido e brincalhão, o saci passa todo tempo aprontando travessuras na matas e nas casas. Assusta viajantes, esconde objetos domésticos, emite ruídos, assusta cavalos e bois no pasto etc. Apesar das brincadeiras, não pratica atitudes com o objetivo de prejudicar alguém ou fazer o mal.

Diz o mito que ele se desloca dentro de redemoinhos de vento, e para captura-lo é necessário jogar uma peneira sobre ele. Após o feito, deve-se tirar o gorro e prender o saci dentro de uma garrafa. Somente desta forma ele irá obedecer seu “proprietário”.

Mas, de acordo com o mito, o saci não é voltado apenas para brincadeiras. Ele é um importante conhecedor das ervas da floresta, da fabricação de chás e medicamentos feitos com plantas. Ele controla e guarda os segredos e todos estes conhecimentos. Aqueles que penetram nas florestas em busca destas ervas, devem, de acordo com a mitologia, pedir sua autorização. Caso contrário, se transformará em mais uma vítima de suas travessuras.

A crença neste personagem ainda é muito forte na região interior do Brasil. Em volta das fogueiras, os mais velhos contam suas experiências com o saci aos mais novos. Através da cultura oral, o mito vai se perpetuando. Porém, o personagem chegou aos grandes centros urbanos através da literatura, da televisão e das histórias em quadrinhos. 

Quem primeiro retratou o personagem, de forma brilhante na literatura infantil, foi o escritor Monteiro Lobato. Nas histórias do Sítio do Pica-Pau Amarelo, o saci aparece constantemente. Ele vive aprontando com os personagens do sítio. A lenda se espalhou por todo o Brasil quando as histórias de Monteiro Lobato ganharam as telas da televisão, transformando-se em seriado, transmitido no começo da década de 1950. O saci também aparece em várias momentos das histórias em quadrinhos do personagem Chico Bento, de Maurício de Souza.

Dia do Saci
Com o objetivo de diminuir a importância da comemoração do Halloween no Brasil, foi criado em caráter nacional, em 2005, o Dia do Saci ( 31 de outubro). Uma forma de valorizar mais o folclore nacional, diminuíndo a influência do cultura norte-americana em nosso país.

Curiosidade:
- O Saci-Pererê é o mascote do time de futebol Sport Club Internacional de Porto Alegre.

lenda-saci-100x100

Quer brincar? O Saci escondeu cinco objetos, vamos descobrir? Procure >>aqui<<

PROMO_TEEN_OUTUBRO
Relação do prêmios >>aqui<<


*Regras Obrigatórias*
Seguir

Preencha o formulário abaixo uma única vez


*Chances Extras”
Divulgar o sorteio no seu blog

Seguir o twitter @sacbrito
Seguir o twitter @apaixonadalivro
Seguir o twiiter @GlobosferaTeen

Curtir a página do face Apaixonada por Livros
Curtir a página do Face Globosfera Teenager

Assinar a newsletter Apaixonada por Livros ( você encontra ao lado em “Por Dentro do blog”)
Assinar a newsletter Globosfera Teengar  (você encontra ao lado em “ASSINE A NEWS DO TEEN!”)


Publicar no twitter (a cada 3 horas)  "Quero comemorar o mês de Outubro recheado de prêmios com @GlobosferaTeen  @apaixonadalivro e @sacbrito” http://migre.me/5NcOA

Publicar em outras redes sociais (a cada 3 horas) – Skoob, Facebook, etc

Preencher o formulário abaixo a cada nova divulgação


O sorteio será realizado pelo Sorteios e Promoções
Início: 25/09/2011
Término: 25/10/2011
Divulgação do Sorteio: 27/10/2011

* O ganhador recebera um e-mail que deverá ser respondido em 48 horas, se não responder, será realizado novo sorteio.
 
* Qualquer dúvida deixe um comentário.

Boa Sorte à todos!

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Giro pelo Mundo

free counters

Quem espia

Comentários.

Campanhas Permanentes!

Alerta!

Protected by Copyscape Duplicate Content Check

Layout por Flavinha Garota de Aquario

Design by Emporium Digital