História do Brasil em Quadrinhos

Livro "História do Brasil em Quadrinhos" ensina de forma fácil e divertida.
 História do Brasil em Quadrinhos
Nova publicação da Editora Europa ajuda leitores em idade escolar a entender os principais fatos que levaram à Independência do Brasil
 
Em sua estréia no segmento editorial de quadrinhos, a Editora Europa - que publica a revista Mundo dos Super-Heróis, entre outras - investe numa obra com cunho didático e que revisita, de forma leve e divertida, o conteúdo apresentado nas salas de aula. Pouca gente lembra - ou sabe - que o grito de Independência dado por Dom Pedro I às margens do Ipiranga, em 1822, teve sua origem muitos anos antes, na distante Europa, quando a ambição de Napoleão forçou a fuga da família real portuguesa para a então colônia do Brasil e mudou para sempre a nossa história.
 
História do Brasil em Quadrinhos apresenta o encadeamento de todos estes fatos históricos de forma simples e descontraída. No livro aparecem os detalhes da chegada da família real ao Brasil, o Dia do Fico e a Independência de nosso País. "Claro que essas situações tinham enorme complexidade, mas sintetizadas aos seus planos essenciais, com belas imagens e textos enxutos, funcionam melhor no ensino, na compreensão e na memorização do que efetivamente importa no estudo da História", diz Roberto Araújo, diretor-editorial da Editora Europa.
 
A trama e outros detalhes
Toda a história é contada pelo professor Daguerre a três crianças que se desgarram da excursão escolar no Museu do Ipiranga, em São Paulo: Marcelo, Catarina e Gustavo. A pressão sofrida por Portugal para aliar-se a Napoleão, a chegada ao Brasil, a elevação da antiga colônia a Reino Unido, a Inconfidência Mineira, o Dia do Fico e o grito do Ipiranga, tudo passa pela prosa do professor, num encontro que vai mudar a visão daquelas crianças a respeito dos estudos e até mesmo do lugar onde se encontram.
 
A obra foi desenvolvida pelo núcleo da revista Mundo dos Super-Heróis, do editor Manoel de Souza em parceria com Edson Rossatto e Jota Silvestre (pesquisa histórica e roteiro); Celso Kodama e Laudo (desenhos); Omar Viñole (cores) e André Morelli (assistente de edição).
 
A revista traz, ainda, um apêndice com testes de múltipla escolha sobre o conteúdo apresentado e outro com as referências artísticas utilizadas ao longo da narrativa.

História do Brasil em Quadrinhos - Proclamação da República
Na obra, fatos como o Primeiro e o Segundo Reinado, a Guerra do Paraguai e a Abolição da Escravatura são reconstituídos pelo personagem do professor Daguerre a três crianças durante um passeio pelas ruas do Centro de São Paulo.
 
O desenvolvimento dos personagens infantis teve a preocupação de abranger a diversidade étnica brasileira: a oriental Catarina, o negro Marcelo e o branco Gustavo, este, inclusive, um cadeirante que demonstra a mesma disposição e alegria dos amigos ao longo de toda a aventura.
 
Os autores basearam-se em diversas obras de arte sobre este período da História do Brasil como forma de remeter a adaptação para os quadrinhos aos livros da educação formal nas escolas.
O livro História do Brasil em Quadrinhos: Proclamação da República foi desenvolvido por Edson Rossatto (pesquisa histórica, argumento e roteiro), Laudo (desenhos) e Omar Viñole (arte final e cores).

Sobre a empresa
A Editora Europa é uma das maiores empresas brasileiras na área de revistas e livros. Em seus mais de 20 anos, lançou diversas revistas líderes em seus segmentos, como Natureza, CD-ROM, Playstation, Fotografe Melhor e outros. Hoje conta com 15 títulos mensais e alguns bimestrais. Também é a editora da revista Mundo dos Super-Heróis publicação ganhadora de dois troféus HQ Mix como "Melhor Publicação sobre Quadrinhos" do Brasil.
Coleção História do Brasil em Quadrinhos


Entrevista de Edson Rossatto para o programa Mulheres (07/09/2011)

BIOGRAFIA


EDSON ROSSATTO nasceu em São Paulo, Capital, em 1978. Formado em Letras, é escritor, editor de livros, roteirista de HQ e blogueiro. Publicou os livros "Mansão Klaus e outras histórias", "Curta-metragem – Antologia de microcontos" e "Cem Toques Cravados", todos da Andross Editora, além de ter organizado dezenas de antologias literárias. É roteirista da série "História do Brasil em Quadrinhos", da Editora Europa, tendo publicado os volumes "Independência" e "Proclamação da República". É criador e organizador do "HQ em Pauta", um evento destinado ao encontro de leitores e profissionais de quadrinhos. Seu conto Cartas a um irmão foi adaptado para o cinema. Mantem os blogshttp://www.edsonrossatto.com/ e http://www.cemtoquescravados.com/
Contato: edson@andross.com.br


TOQUES PARA MULHERES
O blog
Toques Para Mulheres é um blog destinado a ser humoristicamente polêmico ao retratar o universo feminino na visão de um espécime masculino ("Eu!"). Semanalmente esse pobre homem, o escritor Edson Rossatto ("Eu de novo!"), postará uma crônica sobre o cotidiano feminino e suas implicações na vida daqueles que não sabem o que fazer para agradar as mulheres.
Antes de qualquer coisa, saiba que Edson Rossatto...
1)... não é gay... ("Até dois anos atrás, minha irmã desconfiava. Aí apareci com namorada em casa.")
2)... não pretende ser um macho recalcado que não pega ninguém e só quer falar mal delas por isso... ("Ei! Eu tenho bom senso, pô! Tem muitos caras por aí que não valem nada. Metade eu conheço...")
3)... não é machista... ("Não mesmo! Já saí com algumas mulheres sendo feminista. É mais legal!")
Aproveite o blog e comente o quanto quiser, a opinião que quiser, a crítica que desejar. Só seja educada, porque não vai adiantar xingar: os comentários são moderados...

Livros do Autor (8)














2 comentários:

Marli Carmen sáb. set. 24, 03:04:00 PM  

que legal!!! eu adorei saber!! é uma iniciativa bem bacana fazer em quadrinhos!!
bjs

Mariana B. Sampaio dom. out. 09, 11:40:00 AM  

Que legal! Embora só os quadrinhos não sejam o suficiente, é um método alternativo para aqueles que precisam aprender!

Beijos!

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Giro pelo Mundo

free counters

Quem espia

Comentários.

Campanhas Permanentes!

Alerta!

Protected by Copyscape Duplicate Content Check

Layout por Flavinha Garota de Aquario

Design by Emporium Digital