Entrevista – Evandro Evandro Raiz Ribeiro – Autor do livro Não Deixe o Sol Brilhar em Mim




Quem é Evandro Raiz Ribeiro?
Sou um Nordestino nascido em Recife, criado entre Pernambuco, Paraíba, Alagoas e Santo André. Uma pessoa decidida no que faz e sempre pronta para um recomeço quando algo não dá certo. Não espero nada acontecer, tomo as rédeas e faço que aconteça. Às vezes, posso parecer chato e presunçoso, mas é só impressão; jamais vou querer levar vantagem em detrimento a outras pessoas e não suporto injustiças, se as cometer por ser humano errar, não descanso enquanto não puder reparar o mal cometido.


Conte um pouco da sua trajetória como escritor.
Não há muito o que contar, “Não Deixe o Sol Brilhar em Mim” e meu primeiro livro e apesar de até ter escrito alguma coisa por diversão, nunca me passou pela cabeça que um dia escreveria alguma coisa seriamente, que pudesse se tornar um livro e até ser publicado. Ainda não sei lidar com isso direito, tenho a mesma sensação que as pessoas demonstram quando sabem que escrevi um livro.

– Pô, você escreveu um livro? – Puxa vida, eu escrevi um livro...
Foi a mesma coisa quando me casei ou quando nasceu minha filha. De vez em quando eu me pegava surpreso pensando no assunto; - Caramba, agora eu não sou mais solteiro. – Nossa, agora eu sou pai... ; demorou ainda algum tempo até eu me acostumar com a situação, mas hoje é uma coisa natural, espero que seja assim também com o fato de poder escrever.


Como foi o processo de procurar uma editora ?
Podemos dizer assim, não houve processo algum, porque sonhar em publicar um livro, já sendo redundante, é uma quimera. Bastou concluir alguns capítulos que me deram a certeza da conclusão de alguma coisa mais seria e dar uma verificada no cenário literário para perder completamente as esperanças de ter algum dia meu trabalho publicado por uma editora. Os relatos de alguns escritores novatos e até de experientes e uma olhada nas páginas de contato que algumas editoras colocam em seus sites, me fizeram desistir logo de cara de tentar perder tempo enviando originais para avaliação. Decidi que iria divulgar meu livro de forma independente.


Como surgiu a parceria entre você e a editora Dracaena?
Foi fazendo a divulgação de meu livro nos blogs literários da vida, que me deparei com uma entrevista da escritora Kézia Lobo falando sobre a publicação de seu livro “Coração de Salatiel
Pela Editora Dracaena, e de como ela estava satisfeita com o trabalho e a proposta feita. Imediatamente procurei no Google pela editora e lendo sua proposta para com os novos autores resolvi entrar em contato. Achei interessante o que vi, já que havia decidido publicar meu livro de forma independente a proposta de arcar com os custos de revisão, diagramação, capa ,isbn enquanto a editora publicaria e distribuiria o livro e mais um contrato sem muitas amarras, veio de encontro com minhas pretensões e expectativas. Já não achava atraente ter que deixar meu livro completamente aos cuidados de uma editora sem saber se ela ia dar a devida atenção que eu acho que ele merecia.


Você mora a quase 20 anos no Japão , apesar da distância , como foi a sua relação com o editor ?
Acho que a distância não atrapalhou praticamente em nada. Sem contar alguns detalhes técnicos como eu não poder estar presente em um lançamento no Brasil, ou poder fazer uma dedicatória para os leitores, alguma outra coisa que se possa chamar de dificuldade posso garantir que não houve . Hoje em dia as coisas estão mais fáceis e a comunicação também não encontra mais barreiras. Pude sempre contar com a orientação do Léo Kades Editor da Dracaena e pudemos resolver qualquer entrave que pudesse ter ocorrido durante os acertos para a publicação do livro. Sinceramente em mais esse quesito as dificuldades não existiram.


E o resultado final ? A qualidade do trabalho da editora lhe agradou?
Estou completamente satisfeito com a aparência final do livro, capa lindíssima, acabamento excelente, acima das expectativas.


Você adquiriu vários exemplares do livro para o lançamento no Japão . Como foi o recebimento dos livros ai no Japão?
Para minha minha surpresa os exemplares chegaram rapidamente, normalmente o correio leva no mínimo 10 dias a um preço bem elevado para levar encomendas entre o Brasil e Japão, mas pude contar com a ajuda de um amigo que tem uma importadora e está fazendo a distribuição do meu livro aqui no Japão. Os livros foram embarcados na quinta em São Paulo e na terça já estavam aqui em casa e por um preço bem em conta.


O livro Não deixe o sol brilhar em mim já se encontra á venda nas maiores lojas do Brasil , cite alguns pontos de vendas para que os interessados em adquirir o livro possam comprar.

É verdade , os livros já estão à venda nas melhores livrarias, e podem ser adquiridos no site da Dracena:
http://editoradracaenanews.blogspot.com/p/autores.html
no meu blog:
http://evaneoslivros.blogspot.com/p/comprar.html
Ou então direto nas livrarias
Siciliano
http://www.siciliano.com.br/produto/3544466/nao-deixe-o-sol-brilhar-em-mim/3544466?ID=BD7F8E827DB07120D050F0008&FIL_ID=102
Saraiva
http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/3544466/nao-deixe-o-sol-brilhar-em-mim/?ID=BD7F8E827DB07111308130888
Cultura
http://www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?nitem=22675139&sid=1131461001372132111544018
Travessa
http://www.travessa.com.br/NAO_DEIXE_O_SOL_BRILHAR_EM_MIM/artigo/8bf691d8-0b0f-45d6-a7de-7818eff2afa2
O Evandro também divulgou as fotos do lançamento de seu livro no Brazilian Day no Japão.

Eu e a cantora Andréa Amorim que é muito simpática e também minha conterrânea.

A cantora da Banda Blitz Andréa Coutinho Também foi muito simpática e levou um exemplar do meu livro para o Evandro Mesquita.

Ele gentilmente até me deu um retorno no twitter dizendo que recebeu o livro!

Abaixo mais fotos do evento, agradeço a todos pelo apoio. 
O pessoal da globo internacional.


O Leone e Carol.





O Caruso do Blog Muito Japão (http://muitojapao2.blogspot.com/) que eu passei os dois dias achando que o conhecia de algum lugar, (ele estava num stand ao lado do meu) e foi quando ele vendo meu livro se lembrou que eu havia entrado em contato com ele através do blog.










Desejo ao autor e parceiro Evandro que continua realizando belos trabalho de divulgação muito SUCESSO. Acompanhe o blog do Evandro e fique por dentro das novidades.

6 comentários:

Samantha M. ter set 13, 07:28:00 PM  

Oi oi

que interessante, adorei a entrevista.
fiquei louca pra ler este livro e torci freneticamente para ganhá-lo no ultimo sorteio que teve ( 10 exemplares ), mas não tive sorte.


:/

Beijos,

Samantha Monteiro
Word in my bag.
http://wordinmybag.blogspot.com

karina de lima qua set 14, 06:37:00 AM  

own nunca tinha visto esse livro parece muito interesante ao julgar pela capa .

http://blogdakarinadelima.blogspot.com/

Adriana Brazil qua set 14, 08:57:00 AM  

Oi flor!
Nossa que chique, lançamento no Brazilian Day!
Muito boa a entrevista, e sucesso pro autor!
bjks

psixani qua set 14, 11:43:00 PM  

Oi!

Muito legal a entrevista!

Beijos!
http://psixani.blogspot.com/

Fábrica dos Convites sáb set 17, 09:20:00 PM  

Olá Evandro, estou na torcida pelo seu sucesso. Parabéns pelo trabalho. Bjs, Rose.

Mari Sampaio sex set 23, 11:32:00 AM  

Que coisa bacana! A proposta do livro é bem interessante, e ele parece ser bem simpático!

Beijinhos!

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Layout por Flavinha Garota de Aquario

Design by Emporium Digital