Sesc abre HOJE as inscrições para Prêmio de Literatura



Por Bruno Cobbi

A partir de 1º de julho estarão abertas as inscrições para o Prêmio Sesc de Literatura 2011/2012, concurso anual, voltado para escritores inéditos, que publica e distribui obras literárias de qualidade por meio de uma seleção democrática e criteriosa.

Há duas categorias de premiação: conto e romance. Os livros devem ser destinados ao publico adulto, em língua portuguesa e o autor deve ter mais de 18 anos.

O processo de seleção das obras é feito em duas etapas. Inicialmente, cinco subcomissões regionais fazem uma pré-seleção das obras para encaminhamento à comissão final. O júri final elege as obras vencedoras, podendo selecionar até três menções honrosas em cada categoria.

Diferentemente da maior parte dos concursos literários para obras inéditas, a iniciativa do Sesc se volta para a edição, distribuição e divulgação da obra, ação desenvolvida com o apoio da Editora Record, que garante não somente uma distribuição eficiente do livro em território nacional, mas também que ele seja editado com um projeto gráfico de qualidade.

Os escritores entram para o catálogo da Editora e passam a receber os direitos autorais correspondentes à comercialização do livro, além de terem seus livros distribuídos para toda a rede de bibliotecas e salas de leitura do Sesc em todo o país e para escritores, críticos literários e formadores de opinião.

Para participar basta fazer a pré-inscrição gratuitamente no site e seguir as instruções do edital.

Vencedores 2010: Os autores vencedores da edição 2010 foram Arthur Cecim, paraense, na categoria romance com Habeas Asas, Sertão do Céu! e Luisa Geisler, gaúcha, na categoria conto com a coletânea Contos de Mentira. Os livros serão lançados na Flip, dia 9 de julho, às 18h.

Haverá bate-papo com os autores vencedores e também com Cristovão Tezza. "O Premio Sesc de Literatura vai premiar textos inéditos nas categorias conto e romance, destinados ao público adulto.

Cada concorrente poderá participar com uma obra em cada categoria. Caso participe em ambas categorias, as inscrições deverão ser enviadas separadamente, com pseudônimos distintos.

"O vencedor de cada categoria terá sua obra publicada e distribuída comercialmente pela editora Record, com uma tiragem inicial de 2.000 exemplares.

A cerimônia de premiação será realizada no Rio de Janeiro, com data prevista para Julho de 2012. Os autores indicados para menção honrosa receberão um certificado emitido pelo SESC, atestando a qualidade da obra para possível análise e publicação no mercado editorial, além de kits com livros publicados pela editora Record".

Confira o site oficial do prêmio.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Layout por Flavinha Garota de Aquario

Design by Emporium Digital