A arte da Excelência - Emmerson Gazda



O blog "A arte da Excelência" foi criado para dar continuidade às ideias do livro de mesmo nome, publicado em 18 de maio de 2011 e distribuído gratuitamente pela via eletrônica (e-book) nos formatos PDF para leitura, PDF para impressão, EPUB e MOBI. Para utilização no computador o formato PDF é o mais conhecido. Mas é possível ler no formato EPUB, muito usado nos tablets, com o programa gratuito Adobe Digital Editions.

Caso você ainda não tenha um exemplar de "A arte da Excelência", clique sobre o formato de sua preferência para fazer o download. Você não paga nada pelo livro. É um presente.

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Um abraço e viva com Excelência!

Emmerson Gazda.

Você já pensou em publicar um e-book?

Meus caros: Para quem está curioso para saber como está sendo a aceitação do livro “A arte da Excelência” informo que já são mais de 1.200 downloads em duas semanas do lançamento. Agora é aguardar que as pessoas leiam, gostem e compartilhem.

Aproveitando a experiência adquirida na concretização do projeto “A arte da Excelência”, a postagem dessa semana é sobre como publicar um e-book. A ideia é mostrar o “caminho das pedras”, tanto para quem pensar em publicar com fins meramente culturais e de lazer, como também para quem se interessar por uma publicação com fins mais profissionais.

Em ambos os casos adianto que essa é uma experiência bastante enriquecedora, com possibilidade de alcançar um grande público via internet (só para ter uma ideia o blog já foi acessado do Brasil, Estados Unidos, Argentina, Canadá, Colômbia, Espanha, Alemanha, Portugal, Itália e até Cingapura).

Para quem nunca pensou que poderia publicar um livro em razão dos seus custos e necessidade de uma editora, posso dizer que o e-book independente torna viável repensar o assunto.

Pois bem, o primeiro passo evidentemente é escrever o livro. Parece difícil, mas para quem gosta de escrever o mais complicado é estruturar as ideias e começar. Pode ser um romance, um livro de poesias, um conto infantil, um livro técnico, tanto faz. O interessante é procurar um tema que lhe inspire, que leve você a escrever com paixão.

Se for um romance, é preciso pensar com cuidado a criação dos personagens, o enredo e um final que surpreenda. Um livro técnico precisa estar devidamente estruturado em sua lógica, com raciocínio claro. Mas qualquer que seja o livro atenção para não violar os direitos autorais dos outros. Faça citações mencionando fontes e observando as devidas referências.

Uma vez escrito o livro, o próximo passo é a revisão de seu conteúdo, para ver se não há alguma falha de continuidade e de raciocínio, bem como do português. Observe as normas da nova gramática, utilize o corretor de palavras atualizado de seu editor de texto e, se tiver um pouquinho mais de disponibilidade financeira, contrate alguém para fazer a revisão ortográfica e gramatical.

Caso seu projeto tenha um orçamento muito restrito, ou mesmo nenhum orçamento, convença algum amigo professor de português a lhe ajudar. Em troca faça referência a ele nos créditos de revisão. Quem sabe amanhã ou depois ele pode começar a trabalhar com isso profissionalmente? Enquanto o livro passa pela revisão de português e de conteúdo é o momento de pensar na capa.

Aqui destaco novamente a questão dos direitos autorais. Você não pode usar uma fotografia ou um desenho de outra pessoa que acha maravilhoso sem a devida autorização. Então, para evitar complicações, o melhor é criar sua própria capa. Uma dica é aprender a brincar de desenhar no computador e fazer a edição de uma capa com uma fotografia que você mesmo tirou ou com algum desenho de imagens que você mesmo crie. É divertida essa etapa. Use sua criatividade. Novamente você pode pedir ajuda a algum amigo que goste de artes gráficas. Sempre é bom contar com os amigos. Em troca não se esqueça de dar-lhe os devidos créditos no livro. E lembre-se que o ideal é que a capa, além de bonita, tenha alguma simbologia com o conteúdo do livro.

Livro escrito, corrigido, capa confeccionada, é chegado o momento de fazer a editoração eletrônica, ou seja, transformar o texto de computador em um livro eletrônico, o que pressupõe um formato de texto que não seja passível de modificação pelos leitores (arquivos .doc e .rtf não servem, portanto). Se você está fazendo um livro apenas como diversão, para compartilhar com os amigos e com o menor custo possível, o formato PDF é uma opção interessante. É muito fácil de fazer sozinho, ou seja, você não irá gastar nada. No Word 2010, da Microsoft, por exemplo, já existe a opção de salvar um texto em PDF. Fora do Word existem alguns programas gratuitos de transformação de textos em PDF, como o PDFCreator. É só baixar e usar. Novamente a dica: se você não entende muito de informática, peça ajuda de algum amigo que entenda. Apesar de que se você irá lançar um livro eletrônico será interessante aprender a mexer um pouquinho no computador.

Nessa etapa de editoração eletrônica do livro, recomendo que você crie dois arquivos em PDF. Um para as pessoas imprimirem e outro otimizado para leitura no próprio computador. No PDF para imprimir, use Microsoft Word, página A4, letra Arial ou Guautami, tamanho de letra 12, margens de 3 cm. Ajuste as páginas e cole a capa na primeira página. O arquivo gerado ficará com uma formatação legal ao ser impresso. No PDF otimizado para leitura no computador use página A4, letra Guautami tamanho 25 e margens de 0,65 cm. Quando a pessoa abrir ficará grande, mas ao ajustar na tela ficará confortável para ler simulando páginas individuais de um livro.

Enfim, partindo dessas configurações faça testes e ajustes conforme seu gosto pessoal. É interessante notar que os arquivos gerados em PDF já são suficientes para criar um livro eletrônico. Vários tablets, como o IPAD, por exemplo, admitem a leitura nesse formato. Então se o seu orçamento é restrito e seu livro não tem uma pretensão comercial, penso que o PDF é uma boa alternativa. Certamente as pessoas aceitarão o PDF se o livro for gratuito, ainda que não seja o sonho de consumo do leitor de e-books. Mas imagino que esse formato possa ser usado, por exemplo, em escolas, grupos de pesquisa, sites pessoais, publicações de monografias de conclusão de curso ou dissertações/teses de mestrado/doutorado, livros gerados em projetos sociais que visem a estimular os participantes a escrever, tudo com vistas a disseminar a cultura e sem custos para leitor e escritor.

Contudo, se você quer algo com um pouco mais de sofisticação e com um resultado mais profissional e comercial, é importante pensar em fazer o livro também nos formatos EPUB e MOBI. Esses formatos aproximam o livro digital do livro de papel. Você tem a indicação de capítulos e pode, por exemplo, procurar palavras, marcar o texto e registrar comentários como se estivesse anotando na margem do livro de papel, além de aumentar o diminuir o tamanho da letra, entre outras coisas. Fora o maior conforto na leitura, por certo.

A título de exemplo, relato que para transformar o livro “A arte da Excelência” do Microsoft Word em EPUB e MOBI eu fiz alguns testes com um programa gratuito chamado “Calibre”. Mas não consegui um bom resultado. Capítulos repetidos, perda de formatação de algumas partes, entre outros inconvenientes não me agradaram.

Então resolvi contratar a empresa Simplíssimo Autores (www.simplissimo.com.br) para essa etapa da produção do livro. Gostei do trabalho deles. Não foi caro, tudo feito pela internet, via site, orçamento gratuito, prazos curtos, promessas cumpridas. Enfim, valeu a pena. Além de que eles fizeram o registro na Biblioteca Nacional, conferindo ao livro o ISBN, que oficializa a publicação.

Sobre o ISBN, o registro na Biblioteca Nacional, é interessante destacar que a Lei n. 10.753/03, a chamada lei do livro, estabelece no artigo 6º que todo livro, quando passa por um editor, deve adotar o ISBN. Mas faço três observações: (i) os conceitos de livro da Lei n. 10.753/03 em princípio não incluem os livros originariamente eletrônicos (e-books); (ii) a obrigatoriedade de ISBN é prevista na lei apenas quando o livro passar por uma editora no seu processo de publicação; (iii) não há previsão de nenhuma sanção (punição) para o caso de não haver registro no ISBN. Portanto, se sua publicação em e-book é independente e sem fins profissionais/comerciais, parece-me dispensável obter o ISBN.

Mas se pretende utilizar a obra para fins profissionais, comerciais, curriculares ou eventualmente para pontuar em concurso público, o ISBN será um registro de oficialidade do livro e pode ser interessante obtê-lo. É questão de ponderar se você terá necessidade desse registro, que na verdade é um sistema internacional que tem por objetivo principal facilitar a distribuição e controle de catálogos de livros, permitindo distinguir dados como, por exemplo, a edição do livro. Ou seja, o ISBN é antes de tudo um registro de interesse dos canais de distribuição do livro e não propriamente do escritor. Se sua distribuição será independente, mesmo que o livro seja vendido por algum canal alternativo, o ISBN não terá muita utilidade. Mas se for colocar à venda em alguma livraria eletrônica será essencial. Então cabe a você analisar qual sua necessidade. O ideal é ter o ISBN. Não é caro, mas ainda é bem burocrático. Parece que eles estão implementando um sistema eletrônico, o que certamente será um facilitador. De qualquer modo, para detalhes de como realizar essa atividade burocrática entre em www.isbn.bn.br.

No caso de usar os serviços da empresa Simplíssimo Autores, como eu, eles obtém o ISBN para você, até por obrigação como editores. Pois bem, finalmente de posse do livro eletrônico editorado e nos formatos de seu interesse, resta apenas definir como você fará a publicação e disponibilização ao público.

Aí são várias opções. Depende do seu objetivo. Se você quer vender o livro, a Simplíssimo Autores é um caminho. Faça o livro com eles e poderá, por sua opção pessoal, deixar à venda no site da Simplíssimo e livrarias conveniadas, sendo que prometem pelo menos 60% do valor de capa para o autor (bem diferente dos 10% das editoras em papel).

Se o objetivo é distribuir gratuitamente, você pode mandar por e-mail (os arquivos gerados são pequenos), utilizar seu site pessoal, ou criar um blog gratuito para divulgar o livro, como eu fiz. Você não precisa necessariamente fazer postagens semanais, como estou fazendo. Pode fazer um blog com uma única postagem de lançamento do livro e dali criar os links para as pessoas “baixarem” o livro.

Se for usar um blog, é importante saber que os blogs não permitem armazenar os arquivos do livro diretamente nele. Mas você pode usar um serviço gratuito de “hospedagem” dos arquivos, como falam em informática. Eu estou utilizando o www.mediafire.com.

É muito simples, espaço ilimitado mesmo para contas gratuitas. E o legal é que tem contador de quantos arquivos são “baixados” (por isso eu sei quantos downloads já foram feitos).

Enfim, essas são as dicas que tenho sobre como publicar um e-book. No caso de você se animar a escrever um livro eletrônico verá que, além da experiência de compartilhar suas ideias com o mundo, terá muitas oportunidades de aprendizado em áreas que talvez não domine muito, como a informática, por exemplo.

E isso certamente é algo que lhe conduzirá ainda mais à Excelência.

Um grande abraço e termino repetindo a pergunta inicial: você já pensou em publicar um e-book?

Caso responda positivamente e tenha alguma dúvida entre em contato comigo pelo e-mail artedaexcelencia@gmail.com. Terei imenso prazer em ajudar na publicação de seu livro.

Emmerson Gazda

Gostaram?! O Emmerson tem excelentes artigos em seu blog, prestigie.

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