Guest Post

Hoje, gostaria de apresentar a vocês a L&PM Editores.
37 ANOS DE IDÉIAS E AVENTURAS
     A L&PM Editores foi fundada em 24 de agosto de 1974 por Paulo de Almeida Lima e Ivan Pinheiro Machado. A editora foi formada para a edição do livro Rango 1 do desenhista e cartunista Edgar Vasques. Era um tempo de ditadura, censura prévia e perseguição aos opositores do regime instalado pelo golpe militar de 1964.
     Rango, personagem com grande repercussão nos jornais da época, representava a miséria e os perseguidos pelo regime militar. Apenas tolerado por esse regime, Rango foi alvo de censura e, neste mesmo ano de 1974 os editores tiveram que se apresentar na Polícia Federal para provar que Rango 1 era livro e não revista. No tempo da ditadura era obrigatório o registro de publicações periódicas como jornais e revistas junto ao Departamento de Censura. A publicação de livros era por conta e risco do editor e as apreensões de livros considerados “subversivos” eram muito freqüentes. Fomos salvos pelo prefácio do grande Erico Verissimo que abria assim: “Recomendo este livro com o maior entusiasmo”. Os censores tiveram que acreditar que era livro mesmo. Rango foi um sucesso e abriu o caminho para que a L&PM Editores surgisse como um veículo da resistência democrática ao regime militar.
UM CATÁLOGO RESPEITÁVEL
Em pouco tempo a L&PM reuniria um dos mais prestigiados e invejados catálogos entre as editoras brasileiras com autores como Millôr FernandesJosué Guimarães,  Luís Fernando Verissimo, Moacyr Scliar, Sérgio Capparelli, Sergio Faraco (que 20 anos depois seria um grande colaborador no projeto que implantou a Coleção L&PM Pocket), Luiz Antonio de Assis Brasil, Dalton Trevisan, Caio Fernando Abreu e Martha Medeiros, entre tantos e tantos outros autores.
No plano internacional a L&PM editou nos anos 80 e 90 grandes autores como Woody Allen, Eduardo Galeano, Henry Miller, Ross Macdonald, Truman Capote, Jorge Luis Borges, Dashiell Hammett, Tom Wolfe, Scott Fitzgerald, entre muitos outros. Já nesta época a L&PM iniciou o seu grande projeto de retraduzir os grandes clássicos. Em 1984 a editora inovou mais uma vez ao lançar a sua célebre coleção “Alma beat”, com autores como Charles Bukowski, Allen Ginsberg, Jack Kerouac, Carl Solomon, Lawrence Ferlinghetti e Neal Cassady.
Em meio às dificuldades financeiras da década de 1990, a L&PM Editores decidiu romper com o passado e passou a construir sua nova história com os olhos voltados para o futuro. O mercado foi invadido por multinacionais que atraíram autores importantes e passaram a ditar novas regras. Atingida seriamente por este processo predatório, a L&PM apostou que para sobreviver neste mercado precisaria criar produtos e mercados novos. Aí surgiu a Coleção L&PM Pocket no ano de 1997.
Baseado num projeto moderno executado dos moldes das grandes coleções européias, a Coleção L&PM Pocket foi construída em cima de 4 pilares fundamentais: textos integrais, alta qualidade editorial e industrial, preços baixos e distribuição ”total”, atingindo todo o Brasil.
A MAIOR COLEÇÃO DE LIVROS DE BOLSO DO BRASIL
Em 2007 a editora comemorou o expressivo número de 8 milhões de livros de bolso vendidos via uma rede de distribuição extremamente complexa que alcança todos os cantos do país, do Chuí a Manaus. São mais de 700 títulos que obedecem a cuidadosos critérios técnicos e editoriais. Na Coleção L&PM Pocket o leitor encontra sempre um livro para o seu gosto. Lá estão os maiores autores da literatura mundial, tanto clássicos como modernos (veja as Séries L&PM POCKET e o catálogo completo).
Há muita gente na história da L&PM Editores. Uma enorme legião de colaboradores, funcionários e autores contribuíram para esta história que já dura 37 anos.

E 37 anos depois, a L&PM consolidou-se como uma das grandes editoras brasileiras, com a mesma composição acionária, construindo um grande projeto cultural e totalmente voltada para o futuro, com o compromisso de renovar e inovar sempre.



3 comentários:

Ana Paula Frazão qui mar 31, 11:21:00 PM  

Tenho dois pockets dessa editora, adoro!

Adriana Brazil sex abr 01, 07:34:00 AM  

Hum... interessante, nunca tinha ouvido falar, é bom conhecer mais.

bj e bjs

Pedro sáb ago 13, 10:58:00 PM  

Muito bom. Já haviam me indicado quando fiz um passeio em manaus.

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Layout por Flavinha Garota de Aquario

Design by Emporium Digital