Guest Post


Olá Pessoal,

Estava com saudades de postar essa coluna, mas agora com o fim do carnaval e tudo voltando ao normal, gostaria de apresentar a vocês o trabalho do autor Kane Ryu que utiliza o blog Segredo da Escuridão como "A casa dos seus delírios literários".



Segredo da Escuridão de Kane Ryu

As Histórias nem tão perdidas de Vampiros e Outros Seres estão aqui.
Se você acha que lugar de vampiro é em países europeus, frios e chuvosos... É melhor rever seus conceitos. Eles estão por toda parte e mais próximos do que imagina.


 Criando personagens com vida própria
Eu sou da turma que escreve roteiro, logo eu também busco aprender mais da arte de escrever bons textos literários; já que escrever um roteiro bom é algo muito diferente, mas igualmente complexo. E estou descobrindo uma ótima forma de "treinar" meus textos literários. Escrevendo contos. No entanto, vejo que muitas vezes os autores pecam no desenvolvimento das personagens. Sei que cada autor tem seu estilo, mas já li textos incríveis e muito bem escritos, só que com personagens que você nem lembra do nome no fim da história. Se eu tenho algum estilo, é o de busca equilibrar o escrever bem, com personagens bem construídos, pois a chama do roteirista sempre queimará no meu sangue.

Foi pensando assim, que percebi que talvez meu conhecimento de roteiro, poderia ser aplicado em meus contos, para melhorar personagens.

Há livros com estudos aprofundados, como A Jornada do Herói, mas há algumas dicas interessantes que estou descobrindo enquanto faço a minha própria jornada. Uma boa forma de tornar cada personagem interessante e único, é pensar como alguém feito ele, agiria. E quando digo único, é com uma personalidade, não um robô programado para fazer o que você quer. Porque a verdade é que se você souber como dar vida as personagens que cria, ganharam o mundo. Já ouviu algum escritor dizendo que sua personagem tem vida própria? Acredite, ele fala a verdade. Vai perceber isso quando ao chegar em certas encruzilhadas de suas histórias, que mesmo mandando suas criaturas irem para a direita, elas irão para esquerda.

É interessante sempre se perguntar, antes de mais nada: "O que você faria em determinada situação?"

Se não obter resposta, então imagine alguém que tenha o perfil semelhante a sua criatura. Pode ser uma amiga, sua avó, um tio ou mesmo o irmão chato... "O que faria?"

Então você pensa: "Sou escritor de literatura fantástica, eu escrevo sobre coisas que não existem..." Lembre-se que até o filme Avatar, é inspirado em algo terrestre, pois mesmo que sejam azuis e morem em outro mundo, ainda fazem coisas que humanos fariam. Então mantenha a pergunta, a não ser que sua criatura seja algo como um zumbi, ou robô. Nesse caso, a ideia de personagem sem conteúdo é perfeita.

Respondido a pergunta, passe a lidar com suas criaturas, como se fosse a amiga, a avó, o tio, o irmão chato, ou mesmo você. Porque, quando menos esperar, eles estarão invadindo seu blog para dar palpite em suas resenhas, ou criando seus próprios blogs, tuitando...

Outra coisa importante é o nome. Não adianta tentar chamar um personagem de um nome significativo, em homenagem a alguém... Por que o Benjamim vai virar Ben e não adianta você tentar discutir com ele. Não pense muito no nome, pois na hora que sua personagem resolver "falar", você vai sonhar com o nome, ou vai escutar alguém pronunciar o nome como uma epifania.

Outra boa dica é: Anote tudo. Mesmo a ideia mais boba ou um sonho louco, podem vir a ser fonte para ótimos personagens. Algumas vezes uma única ideia, pode gerar 3 outras distintas. E sonhos, quanto mais loucos melhores. Eles são ótimos para te inspirar algo, mesmo que muitas vezes acabe saído completamente diferente. J.K. Rowling escreveu pilhas de textos em agendas e afirmou que muito do que está escrito nelas não foi para os livros do Harry Potter, mas ela precisava escrever mesmo assim. Entre as anotações que fizer, pode encontrar um nome perfeito ou personagem com potencial para aquele conto que você precisa escrever para uma seleção/concurso.

Também é bom fazer anotações de pesquisa, mesmo que seja uma nota interessante de um documentário sobre uma cidade no fim do mundo, ou de costumes exóticos de uma vila na Ásia. Bram Stoker fez muita pesquisa e anotou muita coisa, antes de escrever Drácula. Tal pesquisa inspirou Francis Ford Coppola décadas depois, durante a produção do filme baseado no livro e também inspirou o sobrinho-neto do autor, em continuar a história do Conde-vampiro.

Também não tenha medo de eliminar situações. Algumas vezes a atitude de uma de suas criaturas não se encaixa em uma história, então vai descobrir que em outra é perfeita e feita sob medida para uma outra personagem. (Por isso é importante anotar e guardar.)

Um estudo aprofundado de personagem requer tempo, mas se pensar que ao escrever cada personagem, está criando vida. Vai torná-lo mais real e único, mesmo que seja uma vampira, pois o leitor vai conseguir visualizá-la pelas ruas perfeitamente.

Palavras escritas são como melodias perfeitas, que precisam de ritmo ou vão "gritar" aos ouvidos sem nada dizer. - Kane Ryu


Esse é um dos meus audiocontos, que foi ao ar na rádio Digital Rio, que agora encontra-se em forma de video no Canal do Contos Sobrenaturais e no Y!Video Digital Rio. Além de estar no Y!Video de Anny Lucard.

É isso mesmo, além de podermos ler todos os seus contos, agora também podemos ouvi-los, eu já tive a oportunidade e gostei muito.

A rádio comunitária Digital Rio busca o incentivo à leitura e apoiar a literatura, levando-a para as ondas do rádio, com o Projeto Literatura nas Ondas do Radio.

Os programas Contos Sobrenaturais e Seleção Digital são os principais divulgadores do Projeto, ambos com produção de Anny Lucard.

O Projeto Literatura nas Ondas do Radio também contará em breve com a publicação de uma antologia, a Sociedade das Sombras - Contos Sobrenaturais, em parceria com a Editora Estronho. Rádio Digital Rio http://digitalriojacarepagua.blogspot.com/ Contos Sobrenaturais http://contossobrenaturaisdigitalrio.blogspot.com/ Seleção Digital http://programaselecaodigital.blogspot.com/ Sociedade das Sombras (blog em construção) http://sscs-sociedadedassombras.blogspot.com/

Você que é fã do sobrenatural não pode perder, e você que ainda não conhece vai ficar encantando e se arrepiar... de medo rs, realmente muito bom.

Bjs.

2 comentários:

Adriana Brazil qua mar 23, 09:32:00 AM  

Muito bom o guest dessa semana!! Adorei!
"Uma boa forma de tornar cada personagem interessante e único, é pensar como alguém feito ele, agiria"
Acho que to ficando boa nesse negócio, pensei nisso quando escrevi a Série, e realmente eles ganharam vida própria, tanto que agora não consigo acreditar que não sejam reais.

Muito bom o texto e as dicas!

bjuuus flor!

Margarida qua mar 23, 06:30:00 PM  

Bem interessante o post. Muito legal conhecer a forma de criação do autor. Achei muito bacana também o o projeto nas Ondas do Rádio (não conhecia). Beijos Márcia e tem selinho para você no Blog.

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Layout por Flavinha Garota de Aquario

Design by Emporium Digital