Meme Literário de Um Mês: Dia 05 – o primeiro livro que você lembra de ter lido

Esse dia para mim até agora está sendo o mais fácil – o meu primeiro livro foi obrigatório (ainda bem que não causou trauma rs.) na escola, além de ter gostado muito da história  foi com certeza um dos motivos que despertatam o meu interesse pela leitura - um romance de José de Alencar escrito em 1870.

Não achei nenhuma imagem da capa do livro então coloquei uma só para representar.

                                A Pata da Gazela.

imagesCA9D17O4

Sinopse: Baseado no conto "A Cinderela" e na fábula do leão amoroso de La Fontaine, José de Alencar, em sua obra "A Pata da Gazela", esboça um retrato irônico e crítico da sociedade brasileira do século XIX. A história é bastante singela: um rapaz jovem e sedutor (Horácio) encontra um pé de botina caído na calçada e a trama se desenrola na tentativa dele, e de outro rapaz (Leopoldo) que também observava a cena, de descobrir quem é a dona daquele sapato. A partir daí, a história se desenrola em torno das posições antagônicas dos dois rapazes: um cultiva o amor pelo conteúdo, apesar de acreditar que a jovem possui um pé aleijão (pata de elefante) que vira se recolhendo à carruagem. O outro cultiva o amor pela forma, pela parte, ao acreditar que a moça dona da botina é dona de um pé pequeno e perfeito, uma pata de gazela. O que não sabem é que na carruagem estavam duas grandes amigas, Amélia e Laura, ambas envergonhadas por causa de seus pés (uma o tinha muito pequeno, e a outra, em proporções fora do normal). Ambos acham que a pessoa que viram é Amélia. Leopoldo vê o pé aleijão subindo na carruagem, entra na sapataria e vê um sapato de mulher sendo feito numa fôrma com proporções descomunais. Associa uma coisa a outra, e o primeiro sentimento que tem é de nojo. Mas com o tempo aprende a amar Amélia, apesar do pé defeituoso. Horácio, por sua vez, chega ao extremo de pedir Amélia em casamento, apenas para ter a oportunidade de ver seu pé. Mas afinal, qual dos dois estará certo?

Para ler a história e só acessar o link

http://virtualbooks.terra.com.br/freebook/port/download/APatadaGazela.pdf

É bem curtinha se lerem depois me contam o que acharam.

bjs.

ApaixonadaporLivros4

4 comentários:

Tamires Buliki sex. nov. 05, 10:54:00 PM  

josé de alencar é um ótimo escritor, dentre os livros que já li dele não ouve um que não fosse bom! E sobre a dica da "editora barauna" vou ver se consigo publicar alguma coisa sim! obrigada pela dica e bom final de semana! beijos.

Apaixonada por Livros sáb. nov. 06, 12:20:00 AM  

oi writer. que legal estou torcendo por vc assim que publicar me conta tá.

um ótimo final de semana para vc tb.

bjs.

ΞĐU sáb. nov. 06, 04:23:00 AM  

Olá, Marcia...
Navegando pela internet, me deparei com seu Blog.
Muuito bom o seu blog, suas idéias, sensibilidade e seu bom gosto...
Parabéns pelo trabalho!
Estou te seguindo.
Saudações,
EDU (http://edurjedu.blogspot.com)

Anônimo,  seg. nov. 08, 11:35:00 PM  

Afe. Esses livros que as escolas obrigam e que não condizem com a idade é fogo. Depois não sabem porque brasileiro não gosta de ler. ¬¬

;)

Smacks pra ti!

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Giro pelo Mundo

free counters

Quem espia

Comentários.

Campanhas Permanentes!

Alerta!

Protected by Copyscape Duplicate Content Check

Layout por Flavinha Garota de Aquario

Design by Emporium Digital